Enquanto se lê este texto nascem mais umas dezenas de blogs um pouco por todo o planeta. Um exemplo claro da dimensão do mais recente fenómeno que está a atravessar a Internet e, por conseguinte, todo o mundo da comunicação. Na “Aldeia Global” onde a informação ganha cada vez mais valor, comunicar e marcar presença são também factores importantes. Os blogs ou páginas pessoais onde cada um coloca o que quer começaram a surgir há pouco mais de meia dúzia de anos. Segundo dados do Technorati, actualmente existem cerca de 50 milhões de blogs no mundo.
Por todo o ciberespaço podemos encontrar páginas com textos pessoais, dedicadas à política, ensino, cultura, tecnologia, humor, arte e a toda uma panóplia de temáticas. Analisar e tentar dar algum sentido à dimensão e importância deste fenómeno foram duas premissas da dissertação de mestrado apresentada por Catarina Rodrigues, esta segunda-feira, 17 de Julho, na UBI.
Um estudo que dá pelo nome “Blogs e a Fragmentação do Espaço Público” apresenta um conjunto diverso de novas abordagens. A autora sublinha que “os blogs multiplicaram-se nos últimos anos a um ritmo alucinante, um pouco por todo o mundo”. Um factor que associado à facilidade de utilização prática da Internet fez regressar “em força”, a subjectividade do autor, “perdida com a profissionalização do jornalismo”. Esta nova ferramenta está a mudar os actuais meios de comunicação e da Net sopram agora ventos de mudança. A “indústria do comentário”, como a certa altura se pode ler na tese apresentada “produz divergências, novas perspectivas e olhares frescos sobre as temáticas que giram em torno da sociedade”.
Outro dos aspectos muito em voga neste estudo é a relação entre os blogs e os media. A autora do estudo analisa vários casos de relações entre a blogosfera os tradicionais meios de comunicação. Neste sentido, um dos avanços desta tese é o de classificar os blogs não como uma alternativa, mas “como uma complementaridade dos actuais meios de comunicação social”. Os blogs “alargam os horizontes permitindo novos pontos de vista e não podem ser ignorados pelos media tradicionais”, sublinha Catarina Rodrigues. A mesma defende no seu trabalho que não pode haver jornalismo sem jornalistas, mas “a participação dos cidadãos é importante e não pode ser ignorada”. Uma tese que fala também no conceito de “cidadão-jornalista”, desenvolvido através do carácter interventivo dos cidadãos.
A aproximação entre bloggers e jornalistas “pode suscitar oportunidades interessantes para a dinamização da esfera pública”. A blogosfera, que segundo Catarina Rodrigues, “se apresenta como um espelho da sociedade”, cria novos espaços de informação e comunicação, mas também espaços de observação da actualidade e do papel desempenhado pelos media. Os blogs constituem mais uma forma de aproximar os cidadãos das causas públicas, que em vez de meros espectadores podem participar de forma activa. Catarina Rodrigues conclui que “com os blogs, o espaço público já não é o mesmo”.
Esta tese foi classificada com a nota de Muito Bom por um júri constituído por António Fidalgo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Jorge Pedro Sousa, professor associado da Universidade Fernando Pessoa e João Carlos Correia, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior
Por Eduardo Alves in Urbi et Orbi
Por todo o ciberespaço podemos encontrar páginas com textos pessoais, dedicadas à política, ensino, cultura, tecnologia, humor, arte e a toda uma panóplia de temáticas. Analisar e tentar dar algum sentido à dimensão e importância deste fenómeno foram duas premissas da dissertação de mestrado apresentada por Catarina Rodrigues, esta segunda-feira, 17 de Julho, na UBI.
Um estudo que dá pelo nome “Blogs e a Fragmentação do Espaço Público” apresenta um conjunto diverso de novas abordagens. A autora sublinha que “os blogs multiplicaram-se nos últimos anos a um ritmo alucinante, um pouco por todo o mundo”. Um factor que associado à facilidade de utilização prática da Internet fez regressar “em força”, a subjectividade do autor, “perdida com a profissionalização do jornalismo”. Esta nova ferramenta está a mudar os actuais meios de comunicação e da Net sopram agora ventos de mudança. A “indústria do comentário”, como a certa altura se pode ler na tese apresentada “produz divergências, novas perspectivas e olhares frescos sobre as temáticas que giram em torno da sociedade”.
Outro dos aspectos muito em voga neste estudo é a relação entre os blogs e os media. A autora do estudo analisa vários casos de relações entre a blogosfera os tradicionais meios de comunicação. Neste sentido, um dos avanços desta tese é o de classificar os blogs não como uma alternativa, mas “como uma complementaridade dos actuais meios de comunicação social”. Os blogs “alargam os horizontes permitindo novos pontos de vista e não podem ser ignorados pelos media tradicionais”, sublinha Catarina Rodrigues. A mesma defende no seu trabalho que não pode haver jornalismo sem jornalistas, mas “a participação dos cidadãos é importante e não pode ser ignorada”. Uma tese que fala também no conceito de “cidadão-jornalista”, desenvolvido através do carácter interventivo dos cidadãos.
A aproximação entre bloggers e jornalistas “pode suscitar oportunidades interessantes para a dinamização da esfera pública”. A blogosfera, que segundo Catarina Rodrigues, “se apresenta como um espelho da sociedade”, cria novos espaços de informação e comunicação, mas também espaços de observação da actualidade e do papel desempenhado pelos media. Os blogs constituem mais uma forma de aproximar os cidadãos das causas públicas, que em vez de meros espectadores podem participar de forma activa. Catarina Rodrigues conclui que “com os blogs, o espaço público já não é o mesmo”.
Esta tese foi classificada com a nota de Muito Bom por um júri constituído por António Fidalgo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Jorge Pedro Sousa, professor associado da Universidade Fernando Pessoa e João Carlos Correia, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior
Por Eduardo Alves in Urbi et Orbi
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