quarta-feira, julho 26, 2006

Dicas para reduzir o valor da factura da luz

Saiba como pode gastar menos energia este Verão

Há várias formas de conseguir reduzir os custos com o consumo de energia em casa, de acordo com as recomendações da própria EDP. Saiba como vai reduzir a sua factura.

Para começar, um bom isolamento térmico é sempre uma forma de evitar as perdas de calor e as infiltrações e, assim, não há tanta necessidade de investir em sistemas de climatização. Por exemplo, calafetar portas e janelas com fita adesiva de espuma (indicada para o efeito) é 5% de energia que se poupa. Já ao isolar as paredes, chão e tecto, consome-se menos 30%.

Isto percebe-se pelo facto de cerca de 60% da energia dos sistemas de aquecimento ser desperdiçada ao escapar por zonas que podem ser facilmente isoladas.

Quanto à climatização, as temperaturas consideradas de conforto para uma casa variam entre os 18ºC, no Inverno, e os 25ºC, no Verão. Assim, para obter estas temperaturas pode-se escolher o vestuário adequado à estação do ano, mesmo dentro de casa, sendo que no Verão deve-se evitar a entrada dos raios solares directos durante o dia e facilitar a ventilação natural de noite, abrindo as janelas em lados opostos da casa.

A iluminação é também um factor muito importante para os gastos com a energia uma vez que representa cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade de uma habitação. Por isso, deve-se aproveitar ao máximo a luz solar para evitar acender lâmpadas durante o dia. Além disso, pode-se desligar a luz quando esta não for necessária ou instalar sensores de movimento nos locais de passagem. Uma boa dica são as lâmpadas fluorescentes compactas que dão a mesma luz, mas gastam menos 80% de energia.

Desligar televisão sem comando dá poupança de 20 euros

No uso dos electrodomésticos há também várias formas de poupar, como por exemplo a compra de equipamentos mais eficientes, mas também dar-lhe uma utilização responsável.

Com o ar condicionado, a EDP recomenda que se verifique o isolamento da casa quando este estiver a funcionar, mas como alternativa pode-se recorrer à ventilação natural ou a ventoinhas, se o calor não for abrasador.

A televisão é também um equipamento com gastos, muitas vezes, desnecessários. Para reduzi-los convém não ligá-la só para servir de companhia, nem adormecer com ela ligada. Outro conselho útil é desligar a televisão no botão, em vez de a desligar no comando. Uma medida que pode levar a poupanças bastante significativas. Segundo a EDP, uma família média portuguesa poderá poupar cerca de 20 euros por ano e 100 kg CO2.

Responsáveis pela maior parte do consumo de electricidade no sector residencial são os equipamentos como os frigoríficos e os combinados. Só 20% do seu consumo deve-se à abertura das portas, pelo que se deve tentar reduzir este tempo. E em período de férias ou de ausência prolongada é uma boa ideia esvaziar o frigorifico e desligá-lo.

Portátil mais económico em 90% que computador tradicional

Outros electrodomésticos a que se deve ter, ainda, especial atenção e fazer uma utilização mais eficiente são o termoacumulador e o esquentador, o ferro de engomar, o fogão e o forno, o microondas, a máquina de lavar loiça e as de lavar e secar roupa.

O computador é já quase considerado um electrodoméstico e também consome muita energia. Aqui, os conselhos da EDP passam por desligar todo o equipamento quando não estiver a ser utilizado, programar o computador para se desligar automaticamente e, ainda, optar por portáteis que são bastante mais económicos. Este tipo de computador pode consumir até menos 90% de energia do que um tradicional.

Agência Financeira

Sem comentários: