segunda-feira, julho 24, 2006

Estacionamento mais caro em Castelo Branco e Covilhã

O presidente do Conselho de Administração da Polis Castelo Branco, Joaquim Morão, afirma desconhecer o aumento de 50 por cento na primeira hora de estacionamento no parque subterrâneo da cidade, concessionado por aquela sociedade. O preço praticado durante a primeira hora de estacionamento no parque da Devesa, no centro de Castelo Branco, aumentou 50 por cento, com a nova legislação, que impõe o pagamento em períodos de 15 minutos, passando de 60 para 90 cêntimos.
Fonte da empresa EMSA (Empreendimentos e Exploração de Estacionamentos), do grupo Mota & Engil, responsável pela exploração do parque de 420 lugares, afirmou que a proposta dos novos preços foi aprovada pela sociedade Polis Castelo Branco, que concessionou o espaço.
No entanto, Joaquim Morão (PS), responsável do Polis e presidente de Castelo Branco disse à Agência Lusa desconhecer os aumentos. "Não sei o que se passa. Tenho de averiguar", sustentou.
Com os novos preços, em vigor desde quinta-feira, quem ali estacionar entre as 8h00 e as 20h00 paga 90 cêntimos em vez dos anteriores 60 que custava a primeira hora de parqueamento. A primeira meia hora está dividida em duas fracções de 25 cêntimos cada e os dois restantes quartos de hora custam 20 cêntimos.
O parque subterrâneo da Devesa, situado no centro da cidade, é o único actualmente em exploração em Castelo Branco, cidade onde não existem parquímetros, mas que possui diversos parques gratuitos à superfície.

Image Hosted by ImageShack.us



Na Covilhã, os dois parques do centro da cidade – o que se encontra no Centro Comercial Sporting e Silo-auto do Pelourinho, no subsolo – estão a cobrar 30 cêntimos por um quarto de hora de estacionamento. Quem ficar mais 15 minutos pagará 50 cêntimos, os 45 minutos de parque custam 70 e a hora completa atinge os 90 cêntimos, durante o período diurno, considerado das 8h00 às 20h00.
Na tarde de sábado, Carlos Pinto não comentou a situação, afirmando “desconhecer o problema”, levantado pelas mudanças da taxação nos parques de estacionamento. Ambos os parques de estacionamento estão concessionados à Parque C e qualquer mexida nos preços tem de ser analisada pela autarquia, “tal como diz o contracto”, refere o autarca.


in Diário XXI

Sem comentários: