quarta-feira, julho 19, 2006

Abrir a torneira vai sair mais caro na Covilhã

Instituições sem fins lucrativos e de solidariedade social, estabelecimentos de ensino e serviços da administração central e empresas públicas instaladas no concelho da Covilhã vão pagar mais por cada metro cúbico de água, apesar de Carlos Pinto, presidente da Câmara local, ter dito que as actualizações de preços se aplicavam apenas a serviços de resíduos e saneamento.
O novo tarifário da Águas da Covilhã foi aprovado na reunião de Câmara do último dia 7 e colocado na página da Internet (www.aguasdacovilha.pt) da empresa municipal desde dia 10. “Há dois anos que não mexíamos nos valores, por isso, esta é uma actualização, mas a água mantém o mesmo preço”, frisou, na altura, Carlos Pinto.

No entanto, comparando-se o actual tarifário com o anterior, constata-se que instituições sem fins lucrativos e de solidariedade social passam a pagar mais 30 cêntimos por metro cúbico de água (de 0,70 para um euro) e estabelecimentos de ensino pagam mais 10 cêntimos (de dois para 2,10 euros). 15 cêntimos por metro cúbico é quanto aumenta o preço da água para serviços da administração central e empresas públicas, passando de 2,60 euros para 2,75.

Tal como todos os restantes consumidores, estas instituições suportam também acréscimos na tarifa de resíduos sólidos. Instituições sociais e estabelecimentos de ensino pagavam um euro de tarifa fixa mensal, acrescida de 10 cêntimos por cada metro cúbico de água consumida. Agora, pagam 1,20 euros fixos e 80 cêntimos por cada metro cúbico. No caso dos serviços da administração central e empresas públicas passam a pagar 11 euros de tarifa fixa, acrescida de dois euros por cada metro cúbico, quando o preço da tarifa era de 10 euros, acrescida do valor variável de 10 cêntimos.


Diário XXI

Se quiserem conhecer os novos preços da água na nossa cidade podem fazê-lo aqui.

Se quiserem ir mais além e efectuar algumas comparações, deixo aqui a título de exemplo tarifários da água em Lisboa, Porto, Coimbra e em Castelo Branco.

Tirem as vossas conclusões...

Sem comentários: