sexta-feira, julho 28, 2006

Projecto de Maria João Pires em Belgais mantém-se inalterado

O Centro de Belgais para o Estudo das Artes, fundado nos arredores de Castelo Branco pela pianista Maria João Pires, vai continuar as suas actividades como até aqui, garantiu hoje à Lusa fonte da associação.
«O projecto não está em causa, não está para acabar» sustentou a fonte do Centro.

O mesmo informador assinalou que Maria João Pires deixou a presidência do projecto Belgais há cerca de um mês, numa assembleia geral em que a pianista esteve presente e durante a qual indicou o coordenador artístico, maestro César Viana, como novo responsável directivo da associação.

«O César Viana é o presidente, mas Maria João Pires continua na associação, só deixou de presidir», disse.

Argumentou que, apesar da mudança directiva, a actividade da associação «se mantém inalterada», exemplificando com actividades relacionadas com o coro infantil, escola da Mata e residências artísticas «realizadas como previsto» já sob a presidência de César Viana.

Segundo a fonte, os protocolos em vigor com diversas entidades, públicas e privadas, entre as quais o Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude e autarquia de Castelo Branco, vão ser cumpridos, bem como o plano de actividades do Centro para o estudo das artes de Belgais.

Confrontada com as declarações da pianista portuguesa, quinta-feira, à rádio Antena 2, em que Maria João Pires confessou que o seu projecto musical em Belgais lhe causou enorme sofrimento, não escondeu que os colaboradores da associação «foram apanhados de surpresa».

No entanto, remeteu mais esclarecimentos sobre esta e outras questões relacionadas com Belgais para o maestro César Viana, o qual, até ao momento, não pôde ser contactado. in Diário Digital

Sem comentários: