terça-feira, outubro 17, 2006

Blogues Regionais e Livro Digital

Catarina Rodrigues veio da Universidade da Beira Interior para o Porto com o objectivo de apresentar uma comunicação sobre "Blogs Regionais como Espaço de Cidadania e Participação". No seu estudo, Catarina chama a atenção para a importância crescente dos blogues criados e dirigidos a meios regionais.
.................................
"São cada vez mais opinion makers e os autarcas locais preocupam-se cada vez mais com eles", diz, lembrando o caso do processo cível movido pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, ao autor de um blogue satírico assinado pelo «blogger» Chiken Charles – O Anti Herói.
................................
"São espaços de cidadania que completam a falta de informação dos jornais locais e nacionais acerca das suas regiões, chegando mesmo a aproximar comunidades de imigrantes, como foi o caso do Asno ou do Máfia da Cova, entre outros", garante Catarina Rodrigues.
...............................
Para a investigadora, os blogues têm dado um grande contributo à cidadania e discussão pública a quem, habitualmente, não tem acesso aos meios de comunicação tradicionais. "No caso dos condicionalismos da imprensa regional, tantas vezes sustentada com o apoio e publicidade das próprias autarquias, os blogues têm sido um meio crítico mais descomprometido, embora, muitas vezes, as críticas se escondam por baixo do anonimato", afirma ao EXPRESSO.
.............................
Catarina Rodrigues aproveitou ainda a ocasião para apresentar o livro de que resultou a sua tese de mestrado – "Blogs e a fragmentação do espaço público" – que, para além de se poder comprar a edição impressa em papel, o leitor tem a oportunidade de descarregar gratuitamente a sua versão digital.

...........................................
Catarina Rodrigues

Mestranda em Ciências da Comunicação

Universidade da Beira Interior
Bolseira da BOCC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação
Contacto:
catsofia@ubi.pt

http://www.labcom.ubi.pt/

Sem comentários: