terça-feira, outubro 17, 2006

O k é um Blogue.....??????

A palavra «blogue»...Blogue é o português para «Blog», uma palavra que é a terminação de «weblog» (Web – rede, teia; Log – palavra inglesa para diário de bordo)
...........................
O que é um blogue?
Um formato de publicação na Internet composto por entradas individuais que se ordenam por forma cronológica inversa.
............................
Para que serve?
O blogue serve para qualquer entidade, cidadão ou grupo de cidadãos se exprimir livremente à escala global. Serve para as pessoas poderem comunicar umas com as outras.
..........................
De que tratam?
O que diferencia os blogues é o seu próprio conteúdo. Existem variadíssimas categorias de blogues, desde o de carácter mais intimista ao mais público. Existem blogues sobre desporto, notícias, política, sociedade, cinema, literatura, sociedade… Pode-se dizer que existem blogues sobre todo o tipo de temáticas.
........................
Quem pode ter um blogue?
Qualquer pessoa com acesso a um computador ligado à Internet.
Quando apareceu o primeiro blogue?Em 1998, nos Estados Unidos da América.
E quando se começou a expandir em Portugal?Em 2003 deu-se o primeiro grande boom de blogues, muito por influência do blogue de José Pacheco Pereira (Abrupto).
..............................
Quantos blogues existem à escala global?
Segundo algumas estimativas (como a apresentada por José Luís Orihuela no 3.º Encontro Nacional de Blogues), o número de blogues rondará os 60 milhões. Existem estudos que referem a duplicação do número de blogues a cada seis meses, o que significa que, a manter-se a tendência, em Maio de 2007, o número de blogues poderá ascender aos 60 milhões.
............................
E à escala nacional?
Segundo Fernando Zamith, coordenador do 3.º Encontro Nacional de Blogues, embora seja praticamente impossível distinguir os blogues activos (os que vão sendo actualizados através de posts – textos publicados – ou comentários) dos blogues inactivos (alguns blogues são abandonados na rede sem, no entanto, serem apagados), existirão entre 10 a 50 mil.
............................
São gratuitos?
Embora existam directórios pagos, a grande maioria dos blogues estão alojados em directórios gratuitos. Em Portugal, existem alguns directórios que disponibilizam espaço para blogues, como o weblog.com.pt, o blogs.com e o sapo.blogs.pt.
..........................
Existe apenas texto nos blogues?
Como quase todas as ferramentas da web, os blogues poderão incorporar outros elementos multimédia, como fotografias (fotoblogues), música e vídeo (videoblogues)
http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=370750

Sem comentários: