segunda-feira, outubro 23, 2006

Lançamento de nova Plataforma Comunitária

O COMUNITATIS é um portal comunitário aberto a todos os que dele quiserem fazer parte. Tem como objectivo estudar e praticar formas de cidadania e proximidade usando os novos recursos tecnológicos.

João Carlos Correia, director do projecto Proximedia explica o que é o portal e quais os objectivos por de trás da sua criação.

O COMUNITATIS apresenta várias valências comunitárias e usa as novas tecnologias de interactividade para experimentar e dar a conhecer as actividades do projecto. Um dos objectivos é aproximar as pessoas em torna do temas comuns.

A participação no COMUNITATIS está aberta a todos os que quiserem participar e colaborar. João Carlos Correia adverte no entanto que a participação está sujeita ao cumprimento do estatuto editorial e a uma utilização sensata.

Inserido dentro do projecto Proximedia o COMUNITATIS funciona como um laboratório e como uma montra. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) o Projecto Media, Cidadania e Proximidade (Proximedia) é um projecto que procura discutir o papel que os media regionais, comunitários e on-line desempenham junto dos cidadãos, na dinamização da sua vida comunitária. Assim o seu estudo e analise foca-se me dois domínios; os media regionais e locais e no campo do webjornalismo e dos media on-line.

A parte mais visível deste projecto é para já o portal COMUNITATIS e as jornadas que tem organizado e apoiado. As próximas jornadas do projecto estão marcadas para 22 e 23 de Novembro na Universidade da Beira Interior (UBI) com participação de investigadores de Cardiff, Pernambuco, Universidade Nova de Lisboa, UBI e UTAD.

No entanto para além da parte mais visível o Proximedia tem ainda promovido publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais. Patrocina ainda o intercâmbio de investigadores portugueses e internacionais com presenças em Portugal de vários peritos estrangeiros e a deslocação de investigadores nacionais para fora. A realização de inquéritos de opinião sobre vários temas nomeadamente a relação entre os jornalistas e o poder e o uso dos media pelas comunidades emigrantes são outra das vertentes do trabalho deste projecto.

www.comunitatis.ubi.pt


via Sexta-Feira 13

Sem comentários: