quinta-feira, outubro 26, 2006

Mau tempo

Estrada para Verdelhos cortada (Covilhã)
Freguesia praticamente isolada

A estrada que liga à freguesia de Verdelhos à sede de concelho está fechada ao trânsito, depois de parte do solo ter desabado e ter cortado literalmente aquela via, anunciou ontem de manhã o vice-presidente da Câmara da Covilhã, João Esgalhado. “A água da chuva abriu uma vala com seis metros de profundidade e 10 de largura, que vai obrigar a realizar um novo aterro, recolocar manilhas e pavimento”, explicou o autarca. Segundo referiu, nos próximos dias, a população de Verdelhos vai ter que usar, como alternativa, a estrada de Vale da Amoreira.
No resto do concelho há terras, muros e outros detritos arrastados para as estradas, mas que João Esgalhado previa ficaram limpas ainda ontem.

CRIANÇAS SEM AULAS
Os jovens de Verdelhos em idade escolar ficaram, ontem, sem aulas na sequência do corte da estrada, disse ao Diário XXI, Armindo Rosa, presidente da Junta de Freguesia. “Os cerca de 40 alunos da pré-primária e do primeiro ciclo não tiveram aulas, porque as professoras não conseguiram chegar a Verdelhos”, enquanto cerca de meia centena de alunos do segundo e terceiro ciclos, que frequentam a escola C+S do Teixoso, “não tiveram o habitual transporte escolar feito pela empresa Joalto”, acrescentou.
“A população está praticamente isolada”, disse o autarca. A estrada que liga Verdelhos a Vale da Amoreira, no concelho de Manteigas, “está em obras e um carro ligeiro dificilmente lá passa”, acrescentou Armindo Rosa.
A população está ainda sem telefones da rede fixa e sem televisão. “Ainda não sabemos quando a situação pode estar normalizada”, disse o presidente da Junta de Freguesia.
O autarca admite que a estrada de ligação entre Verdelhos e o Teixoso só seja reaberta “dentro de duas semanas”, devido aos trabalhos que é necessário efectuar naquele troço, requalificado há cerca de meio ano.

Consequências do temporal

Serra da Estrela
Duas estradas estão desde ontem cortadas na Serra da Estrela devido ao desabamento de terras provocado pela chuva, segundo o Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda: a EN 338 (Piornos-Manteigas) e a EN 231 (Seia-Loriga-Vide).




*Se alguém tiver umas fotos por aí de desabamentos, casas soterradas, carros arrastados pela força das águas enviem para o mail da máfia, que nós gostamos de sensacionalismos.

Sem comentários: