"O maior problema de Portugal não é o seu atraso relativamente ao resto da
Europa, porque isso tem solução (veja-se a Irlanda), nem é a qualificação dos
seus cidadãos, porque isso também tem solução (esta ridiculamente simples:
avaliação rigorosa). O maior problema de Portugal é cultural, está enraizado nas
pessoas, é-lhes incutido desde pequenos, todos os dias e de várias formas. Tem a
ver com a enorme aversão do País à organização, à definição e cumprimento de
regras, à avaliação. Sem objectivos e sem organização que os permita realizar
caminhamos para o desastre."
J. Norberto Pires; Revista "Gazeta da Física"
Estas palavras são de um professor doutorado da U.Coimbra e pego nelas pois parece-me que realmente há muitas pessoas neste país que parecem não querer ver isto a andar para a frente só pelo facto de que lhes dá mais trabalho fazerem as coisas de modo organizado.
O meu sentimento hoje é de indignação nos SERVIÇOS ACADÉMICOS.
Foi com enorme satisfação que vi as melhorias "físicas" implementadas nos S.A. :
-> Serviço de senhas para atendimento melhorado
-> Monitores para visualização
-> 14 mesas para atendimento
-> espaço melhor organizado
-> e mais alguma coisa que me tenha escapado ao olho.
Passados 5 minutos verifico que tudo continua igual:
-> filas enormes (embora algumas pessoas agora vão à sua vida enquanto não chega a vez)
-> Serviços lentos
-> falta de formação de alguns funcionários
-> Fluxo de serviços não idealizado com largas melhorias pela frente
-> Apenas 2 ou 3 funcionários têm tudo na ponta da lingua
-> Desespero do pessoal continua
-> Falta de secretárias BOAS a atender o pessoal
Agora Sr. Reitor deixe aqui o bitaite às secretárias da Máfia(que estas são boas) como é que se investe uma fortuna na melhoria de uns serviços que se encontravam obsoletos e melhorias muito poucas, pelo menos o índice de satisfação dos "clientes" continua baixo.
Espero que em tenha enganado e que tenha ido num dia complicado. Se assim for aceitem as minhas desculpas.
Sem comentários:
Enviar um comentário