quarta-feira, outubro 18, 2006

Covilhã projecta Jardim Botânico

O parque Alexandre Aibéo vai ser transformado num jardim botânico onde estarão representadas as árvores características da Serra da Estrela, anunciou o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, durante a sessão pública da autarquia intitulada “Câmara em Directo” realizada na segunda-feira no auditório da ANIL. O edil respondia à questão lançada por um cidadão, António Carrilho. “A pergunta é capaz de melindrar o «staff»”, avisou o covilhanense. “É com imensa tristeza que vejo aquele espaço reduzido a uma situação deplorável”, acrescentou o munícipe, lembrando ao presidente da autarquia que a recuperação da zona constituía “uma promessa da sua candidatura”.
Segundo Carlos Pinto, o projecto está a ser executado pelo arquitecto Luís Cabral, o mesmo que concebeu o Jardim do Lago, garantindo que a inauguração do Parque Botânico da Covilhã - como lhe chamou - terá lugar a 20 de Outubro de 2007.
Situado junto ao Grupo Desportivo da Mata, na estrada de acesso da Covilhã à Serra da Estrela, o parque foi alvo de um projecto de requalificação engavetado na Câmara da Covilhã há mais de uma década, lembrou António Carrilho. “Esse projecto já não serve”, disse Carlos Pinto, adiantando que o novo projecto vai contemplar um arranjo urbanístico que fará a ligação ao largo do estádio José Santos Pinto, que também será objecto de uma intervenção.
“É um parque que faz falta à cidade e às pessoas que ali moram”, concluiu o autarca, que dedicou a sessão pública de anteontem à área da nova avenida da ANIL e aos projectos previstos para a área do eixo TCT.

REMODELAÇÃO NA ZONA DA ANIL
Acompanhado pelos vereadores da maioria (Joaquim Matias, Vítor Marques, João Esgalhado e Luís Barreiros) e por técnicos da autarquia, Carlos Pinto começou por afirmar que “não é por ser nova que a área em análise não tem problemas”, referindo-se concretamente à Avenida da ANIL, que registou um crescimento urbanístico e populacional invulgar.
“Há aqui problemas, sobretudo ao nível do estacionamento, que vão ser resolvidos através da reformulação dos passeios”, para permitir estacionamento em espinha e a colocação de semáforos em todas as transversais, desde a rotunda do Operário até ao pavilhão da ANIL. “Queremos garantir maior tranquilidade a quem ali vive”, justificou o autarca, que anunciou ainda o alargamento do TCT para quatro faixas de rodagem, entre o Serra Shopping e o cruzamento com a Alameda Pêro da Covilhã (junto à Citroën).

(ler mais)



O que me chamou a atenção nesta notícia nem foi o Jardim Botânico mas sim os arranjos a que a zona da Anil vai ser sujeita devido a um "crescimento urbanístico e populacional invulgar". Pus-me a pensar no que seria este "invulgar". Será que há algum acampamento cigano na zona?? Um campo de refugiados?? Não nada disso... este "invulgar" é mesmo fruto de incompetência da Câmara. Creio que seria muito simples de saber qual o crescimento populacional previsivel para aquela zona. Nº de licenças para construção de prédios vezes o nº de andares por prédio já dava a quantidade de apartamentos ali na zona que por sua vez iriam dar para x famílias. Uma média de dois carros por família, retirando os lugares nas garagens disponiveis e lá tinhamos um número razoável de lugares de estacionamento. Seria assim tão dificil?? Mas mais uns buracos para abrir e para tapar também deve dar jeito aos empreiteiros...que só não tapam é o défice da Câmara...

Sem comentários: