terça-feira, outubro 31, 2006

Câmara de Manteigas pede obras urgentes na estrada para a Serra da Estrel

A Câmara de Manteigas reclamou hoje do Governo a realização de obras urgentes de alargamento na Estrada Nacional 338, que liga Manteigas a Piornos, para evitar que a via fique intransitável de cada vez que chove com intensidade, como aconteceu na semana passada.

Segundo o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia, a via que faz a ligação entre a vila e a Torre (o ponto mais alto da Serra da Estrela) mantém-se intransitável desde quarta-feira, quando chuvas intensas provocaram inundações um pouco por todo o país.

Já estão a ser realizadas obras de reabilitação de muros e de limpeza da estrada, mas o autarca adiantou que a via permanece fechada, "apenas sendo permitida a circulação para os veículos envolvidos nos trabalhos".

Como a EN338 é a única estrada que faz a ligação de Manteigas com a Serra, e como os seus habitantes, segundo José Manuel Biscaia, necessitam de turistas "como de pão para a boca", a autarquia defende a realização de obras de alargamento e melhoramento do acesso, para evitar que a situação se repita ao longo do Inverno.

Os desmoronamentos de terras surgem em consequência do incêndio ocorrido no Verão de 2005, uma vez que a encosta do vale Glaciar do Zêzere por onde a estrada passa, ficou desprotegida e exposta à erosão.

Público

Sem comentários: