segunda-feira, julho 31, 2006

UNESCO aprova candidatura da empresa intermunicipal de turismo Naturtejo

Tal como esperado, a UNESCO aprovou a criação do primeiro geoparque português num território que abrange o sul da Beira Baixa e norte do Alentejo. A candidatura do “Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional” foi aprovada por unanimidade numa reunião da Comissão de Coordenação da Rede Global de Geoparques da UNESCO, realizada na última quarta-feira, em Inglaterra. O projecto da Naturtejo, empresa intermunicipal de promoção turística, prevê a criação de uma sede do geoparque, que ficará localizada no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, bem como a criação de centros interpretativos e espaços museológicos: no Núcleo Geomineiro de Idanha-a-Nova, em Segura, o Núcleo Paleozóico, em Penha Garcia, e o Centro de Interpretação de Foz do Cobrão, em Vila Velha de Ródão.
Prevê-se ainda o reforço da rede de percursos pedestres, criar uma nova estratégia de comunicação para o território, instalar sinalética adequada e o lançamento de uma linha de merchandisig.
A criação do primeiro geoparque português vai ser oficializada em cerimónia pública, a decorrer no Encontro Internacional de Geoparques, que terá lugar em Belfast, Irlanda do Norte, no próximo dia 21 de Setembro. Na altura, a Naturejo vai celebrar o protocolo de compromisso de adesão à referida rede. Dentro de três anos, o território voltará a ser avaliado pela UNESCO.


Sem comentários: