segunda-feira, julho 17, 2006

PETUR

PETUR foi elaborado por “Santos da casa”…!

O Administrador executivo da IMB Hotéis, Luís Veiga, defende que o PETUR - Plano Estratégico para o Turismo da Serra da Estrela, recentemente elaborado por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior, deveria ter sido executado por uma empresa internacional de consultores especializados. “Um estudo certamente mais caro, mas que teria tido outro impacto e credibilidade”, defende.

“Não coloco minimamente em causa a competência do trabalho realizado. A Equipa é credível. Mas, acredito que uma empresa internacional seria encarada com outros olhos e com mais respeito por todos os envolvidos, incluindo os autarcas, que agora todos parecem ‘doutorados’ em turismo. As pessoas são mais críticas quando um trabalho é feito por “santos da casa”. in Kaminhos


«Temos maus autarcas» acusa Pedro Guedes

«Infelizmente acaba por ter alguma razão» reage Pedro Guedes à ideia de Luís Veiga, de que o PETUR (Plano Estratégico para o Turismo da Serra da Estrela) deveria ter sido executado por uma empresa internacional de consultores para ter ”outro impacto e credibilidade”.

«Temos maus autarcas» acusa o coordenador do plano. «Autarcas que não estão habituados a expor-se à crítica», por isso não aceitam algumas verdades reveladas pelo documento estratégico recentemente apresentado. Reconhece que é verdade, que “por vezes os santos da casa não fazem milagres” e desafia que o próximo estudo seja elaborado por Michael Porter. “Se ele disser o mesmo, sem atacar o provincianismo (levando milhares de dólares), todos baterão palmas”.
“...provincianismo e interioridade”

Uma realidade explicada pelo “provincianismo e interioridade” dominante. “Complexo de que felizmente não padeço, talvez porque sendo do litoral escolhi viver aqui por que gosto e não porque sou obrigado”.

Pedro Guedes defende o trabalho da sua equipa e só lamenta o silêncio de alguns responsáveis como o “presidente da RTSE”. E diz bastar-lhe “o reconhecimento de que a equipa não cedeu a pressões, nem andou à procura ‘tachos’”.

Este professor da UBI foi agora convidado para participar na equipa nacional que vai elaborar o Plano de Ordenamento da Região Centro, exactamente para as questões de ...Turismo.”O reconhecimento das pessoas vem de fora sempre, mas esse é um fado português, ou não?”, sublinha com ironia. in Kaminhos

Sem comentários: