terça-feira, julho 11, 2006

Videojogos viciam como cannabis

Os videojogos criam dependência e actuam sobre o cérebro da mesma maneira que o álcool ou a cannabis, segundo um estudo de cientistas alemães hoje apresentado em Viena, noticia a agência Lusa. Mas o PortugalDiário encontrou opinião contrária. «Parte-se desde logo de uma premissa errada, uma vez que não está cientificamente provado que o cannabis crie dependência», explica a pedopsiquiatra Zulmira Correia.

A médica depende que «seria mais lógica a comparação com o vício em jogos de azar, dos casinos, porque o sistema de recompensa é semelhante».

«O vício é diferente, o álcool cria uma dependência física e o vício em jogos, seja videojogos, jogos de azar ou aqueles jogos antigos de máquinas, como os flipers, não implica uma degradação física, o que faz com que a comparação seja algo exagerada», explicita a pedopsiquiatra.

Contudo, segundo Ralf Thalemann, do Instituto de Medicina Psicológica da Universidade Charité de Berlim, responsável pelo estudo, «as reacções cerebrais das pessoas que usam em excesso os videojogos são semelhantes às dos alcoólicos ou dos viciados na cannabis». (Portugal Diário)

Sem comentários: