terça-feira, julho 11, 2006

Câmara prepara candidatura a fundos europeus

O município da Covilhã está a preparar uma carteira de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (IV Quadro Comunitário de Apoio), relativo ao período 2007-2013, num valor total próximo dos 50 milhões de euros, anunciou o autarca Carlos Pinto, no final da última Assembleia Municipal. “A Câmara da Covilhã está em condições de, em Janeiro de 2007, candidatar-se a projectos no valor até 50 milhões de euros”, disse Carlos Pinto aos jornalistas. A construção das duas pontes pedonais sobre as ribeiras na Covilhã (no vale da Ribeira da Goldra e
uma outra no vale da Ribeira da Carpinteira), previstas no programa Polis daquela cidade, mas não executadas, fazem parte deste pacote. “São projectos concluídos em 2005 e que seguiram para a União Europeia”, contou o autarca. Uma outra candidatura refere-se às na Rua Marquês D’Ávila e Bolama até aos Penedos Altos, que deverão arrancar em 2007, com um orçamento a rondar um milhão e 500 mil euros. Até Dezembro vão decorrer os concursos e as respectivas adjudicações. “Espero que as obras se iniciem depois do próximo Inverno”, refere Carlos Pinto. “Só a intervenção nas Penhas de Saúde perfaz mais de cinco milhões de euros. E está pronta para concurso público”, diz ainda.

A melhoria da rede viária é outra das apostas da Câmara da Covilhã. “Desde a estrada da Aldeia de São Francisco até Vales do Rio, à estrada Ponte Pedrinha-Ferro-Peraboa, às circulares (Boidobra, Vales do Rio e Dominguiso)”, exemplifica o presidente da autarquia. “Para além do aeroporto regional em Terlamonte de que se terá novidades brevemente”, acrescenta. Outra possibilidade de apresentação de candidatura tem a ver com a área circundante das Termas de Unhais da Serra.


O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: