Cova da Beira lidera em concentração de empresas
Com o cenário económico internacional em rota de colisão com alguns dos indicadores mais pessimistas de que há memória, os dados mais recentes do INE ajudam a fazer um retrato do tecido industrial da região. A sub-região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) é das mais pequenas sub-regiões, em termos geográficos, da Beira Interior, mas é a segunda com mais empresas registadas em 2006: 7.838 entidades, das quais 4.559 no concelho da Covilhã, 2.640 no Fundão e 639 em Belmonte.
Projecto Zéthoven conquista Portugal
Em apenas dez anos, o projecto Zéthoven ultrapassou as fronteiras da Beira Interior e afirmou-se como um projecto nacional de educação musical dirigido às crianças. Criado em 1999, já tem seis CD’s gravados, um programa de televisão e o reconhecimento nacional que faz deste projecto único em Portugal um exemplo de educação cultural junto dos mais novos.
UBI já tem candidatos ao cargo de Reitor
A Universidade da Beira Interior tem aberto um concurso público para Reitor. As candidaturas, que decorrem até ao próximo dia 3 Março, têm já dois nomes. António Fidalgo e João Queiroz são docentes catedráticos da instituição e presidentes de faculdades e anunciaram já a sua intenção de concorrer ao lugar. O actual Reitor, Santos Silva, está também em condições de se candidatar.
O resgate dos sabores das amarras do silêncio
Recolher receitas tradicionais do mundo rural, muitas delas passadas apenas de boca em boca, é emergência acentuada pelo avanço do despovoamento. A Idades dos Sabores – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias reconhece essa necessidade editou recentemente um DVD “Os Gestos dos Sabores – Das Memórias ao Futuro”.
Mais dinheiro para as IPSS em ano de crise
Apesar da crise económica e financeira nacional e internacional tender a agravar-se em 2009, a Segurança Social prevê, para este ano, uma “maior transferência de recursos”, nomeadamente para as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), revelou o director distrital de Castelo Branco, dia 29, na Covilhã.
Definitivamente, o Sp. Covilhã não se dá bem com o Desportivo das Aves. Neste domingo, os nortenhos voltaram a levar a melhor (0-2), tal como acontecera na primeira jornada da Liga Vitalis.
A turma de Hélio Sousa até dominou grande parte do tempo, esteve várias vezes perto do golo inaugural, mas depois foi surpreendida pela astúcia da formação comandada por Henrique Nunes, treinador que no início da década passou pelo clube covilhanense. Com este resultado, os serranos caem na classificação para o nono lugar.
A turma de Hélio Sousa até dominou grande parte do tempo, esteve várias vezes perto do golo inaugural, mas depois foi surpreendida pela astúcia da formação comandada por Henrique Nunes, treinador que no início da década passou pelo clube covilhanense. Com este resultado, os serranos caem na classificação para o nono lugar.
O Café Literário da Covilhã, promovido pela Câmara Municipal, receberá na quarta-feira dia 11 de Fevereiro, pelas 21h 30, no Café Bar da Residencial Covilhã Jardim, junto ao Jardim Público, a escritora Margarida Rebelo Pinto. Com mais de um milhão de exemplares vendidos da sua obra, Margarida Rebelo Pinto é um fenómeno de vendas no nosso país. Publicou até agora mais de uma dezena de livros e o seu último romance "Português Suave " foi publicado na Oficina do Livro. Os Jograis Utópico lerão excertos desta obra. A entrada é livre.
......................................
http://www.jornaldofundao.pt/
Consulte o caderno do 63.º aniversário do JF
http://www.jornaldofundao.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário