sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Comunicado de protesto ao Snowfashion dia 28 no PNSE

- COMUNICADO -

IIIº SNOWFASHION – SERRA DA ESTRELA

MAIS de “Cultura Urbana” é = a

menos Natureza, menos Paisagem Natural, memos Cultura Serrana


"Dia 28 de Fevereiro, pelas 15h irá realizar-se (incompreensivelmente e uma vez mais), o IIIº Snowfashion na Torre, no topo da montanha mas alta de Portugal continental, na área protegida do Parque Natural da Serra da Estrela que possui mais 3 estatutos de protecção e uma IBA (Important Bird Area). Existir a possibilidade de se poder fazer algo ou alguma coisa, isso não significa que tal deva ser feito e pelas mais diversas razões. È devido ao contínuo desrespeito por este princípio basilar, que as sociedades contemporâneas estão a colocar, a uma velocidade sem precedentes, o equilibro do ecossistema global.


Este evento, à semelhança de outros eventos realizados em pleno coração de uma área protegida, PNSE: Encontros de Motards, encontros promocionais de 4x4, actividades turísticas (Esqui de “Estância”) e visitação massificada (simplesmente ir ver a neve) passagens de modelos, e possivelmente outros… tem como único objectivo directo ou indirecto, imediato ou a médio prazo (organizadores, empresas patrocinadoras, entidades públicas, participantes, visitantes) um retorno económico e/ou "político", de mero entretenimento, em detrimento da URGENTE necessidade de conservação da natureza/biodiversidade e do DIREITO dos cidadãos verdadeiramente apreciadores e defensores da natureza, poderem desfrutar dos belos espaços naturais de montanha, na sua plena riqueza, integridade paisagística e tranquilidade que estes oferecem.

Na sequencia da lamentável falta de transporte colectivo (como alternativa ao massificado transporte individual) para o acesso Torre (sem que com isto legitime a existência da estrada para a o cume da montanha mais alta de Portugal continental), não poderei realizar uma acção de protesto em oposição a mais uma iniciativa que ajuda a destruir e desvalorizar o PNSE - Snowfashion . MAIS de “Cultura Urbana” é = a MENOS de Natureza, Paisagem Natural e Cultura Serrana.

Obrigado pela atenção
Luis Avelar

7 comentários:

Anónimo disse...

É salutar observar como alguns se preocupam com a natureza e os passarinhos e a serra da estrela, mas vedar a serra não me parece ser uma solução muito sensata, ir contra todo o tipo de eventos sejam eles culturais ou desportivos, é ir contra o desenvolvimento sustentável de uma região que poderá encontrar no turismo uma solução para o desemprego. Preocupe-se senhor Senhor Luís Avelar em educar e sensibilizar o comum cidadão para o respeito e a preservação do ecossistema e da própria paisagem da serra da estrela, nomeadamente o por do sol na torre referenciado pela revista Sábado como uma das "7 Experiências incríveis em Portugal.
Se ainda me permitem os leitores o protesto, eu protesto também contra o culto a jogadores da bola, cuja inteligência ainda não se provou ter dado quaisquer frutos, por exemplo no problema da camada de ozono!

Não pretendendo com este post ofender ninguém
N.R.

Anónimo disse...

Esse tal de Luis Avelar necessita urgentemente de tratamento psiquiátrico!Há pessoas que deviam ganhar juizo e ter atenção ás barbaridades que dizem..
Enfim é por causa de pessoas como esse merdas que o nosso país não passa do nada!

Ganha vergonha e cala-te!

Anónimo disse...

Ò Jorge o Avelar não disse uma para a caixa mas tu devias lavar a boca também.

Luis Avelar disse...

Entristece-me o facto de as pessoas não se dêem ao trabalho de compreender o porque das coisas!Vejo nas argumentações muita confusão, "desinformação", contradicções e muita incompreensão!!!!

Agradeço que respeitem e tentem compreender.

Obrigado pela atenção
Luis Avelar

Anónimo disse...

Não estou a ver mesmo onde este evento possa ser uma ameaça poluidora, será que abandonam as cruzetas da roupa por lá? Ou será que os botões das roupas agridem os mantos de zimbro?

Anónimo disse...

Concordo contigo em parte... a Natureza sim é para ser preservada e coisas que tais... e blá blá blá!
Mas as estradas existem para serem transitáveis e se temos uma maravilha destas no nosso país porque haveríamos nós de ir ao estrangeiro? Não me parece que seja as constantes visitas e a realização de eventos no pico mais alto de Portugal que vai destabilizar o ecossistema da Serra da Estrela, até porque a "Torre" é uma ínfima parte de todo um cume montanhosa que é a Serra da Estrela, não vai ser por essa pequena parte ser visitada constantemente que vai criar uma destabilização no ecossistema e na fauna que nele habita.

GHAFA disse...

Thekingisdead, ninguém abdandonou lá nada... até porque um botão que seja faz falta. Acredita