quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Breves do JF

foto
Pilotos “invisíveis” nos céus da Covilhã

A Crucial Sky Technology montou a sua sede no Parkurbis, na Covillhã, e lançou-se na área de alta tecnologia do controle de aviões não-pilotados entrando na competição da vanguarda mundial desta tecnologia, com aspirações intactas de se colocar na elite deste segmento, com inovações na investigação. Os investigadores são ex-alunos da UBI.
foto
O último construtor de adufes
A tradição de tocar adufe está a acabar. Um instrumento habitualmente tocado por mulheres, são já as mais velhas que garantem essa tradição. As mais novas não “ligam”. A Câmara Municipal diz estar atenta e promete incentivar a juventude. Nesta viagem com história, o JF visitou também um dos últimos fabricantes de adufes, José Relvas.
foto
Mais de nove mil utentes sem médico de família
Cerca de dez mil utentes do Centro de Saúde de Castelo Branco irão ficar sem médico de família, em meados deste ano, com a aposentação de mais quatro médicos, caso não sejam substituídos. Já em Julho de 2008 reformaram-se outros dois médicos, existindo actualmente 615 utentes sem médico de família e que recorrem à Consulta Aberta.

foto
“Universidade precisa de um plano estratégico”
O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, João Queiroz, já avançou com a sua candidatura a reitor da instituição covilhanense. As principais motivações e alguns pontos do seu programa são apresentados em entrevista ao Jornal do Fundão.
O desemprego que veio como prenda de casamento
João e Maria. Nomes fictícios neste papel, com existência real no mundo do desemprego. Percalço é apenas aquilo que, ao de leve, caracteriza o início de vida deste jovem casal. É com 800 euros que vivem. Um número que se desdobra ao limite da aproveitabilidade do orçamento apertado. O desemprego bateu-lhes à porta. Aos dois, poucos meses depois daquele que foi o Verão das suas vidas. O Verão do seu casamento.

Sem comentários: