sexta-feira, fevereiro 27, 2009

«O relatório final da EUA _Uma avaliação por peritos internacionais»


«Chegou à UBI o relatório final da EUA – European University Association. Esta instituição é uma associação europeia de Universidades (http://www.eua.be/) que representa instituições universitárias de 46 países, providenciando-lhes uma forma de cooperarem entre si e de estarem a par das melhores práticas no ensino superior na Europa e no Mundo.»

«Em Portugal, a EUA procedeu a avaliações institucionais em universidades como a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro e em institutos politécnicos como o Instituto Politécnico de Leiria. Estas e outras instituições foram avaliadas em 2006/2007. Depois de concluídas as avaliações, os relatórios são publicitados de forma livre nas páginas das instituições e na página da Direcção Geral do Ensino Superior. O objectivo da EUA é avaliar globalmente a estrutura organizativa das instituições, baseando-se num processo prévio de auto-avaliação interna.
O relatório da UBI, que incide sobre uma avaliação efectuada em 2008, comporta 9 capítulos, onde a equipa de peritos internacionais aborda temas como os estudantes, aprendizagem e docência, investigação, internacionalização, garantia da qualidade, governação e gestão, o enfoque especial, o enfoque estratégico e gestão da mudança. Em cada um destes capítulos a EUA enumera 28 recomendações. Compete agora à UBI apresentar um plano estratégico de forma a responder a estes desafios.»


«Como pode ser observado pela análise do documento, são grandes os desafios que se colocam à nossa instituição. Sei que muitos dos desafios que a EUA coloca à UBI são exigentes e implicam mudanças, mas é meu dever propor um caminho para os enfrentar com sucesso.»

«Um dos pontos apresentados no relatório foi o da implementação do processo de ensino centrado no aluno da Faculdade de Ciências da Saúde (ponto 3.1.4, pág. 7), que tenho a honra de liderar desde 2002. Os peritos internacionais avaliaram o processo como impressionante, e aconselham a UBI a implementá-lo noutras áreas de ensino, considerando mesmo que poderia constituir um importante factor distintivo da nossa Universidade (ponto 3.1.4 e recomendação 2). Julgo que, gradualmente, com a colaboração de todos e respeitando as especificidades das diferentes áreas de ensino, terei as melhores condições para liderar a implementação deste processo na Universidade.»

Aceito os desafios, confio na UBI.

João Queiroz
http://sites.google.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez mais este espaço da "Mafia da Cova" aparece como o palco de discussão de assuntos da UBI. Não poderiamos fazê-lo num espaço dentro da nossa instituição?
Será que é aqui que todos os ubianos vêm para dar expressão às suas opiniões? Eu também cá venho, é verdade, porque não conheço outro. E se assim é, quais serão as razões?
Não poderiam os blogues dos candidatos dar um espaço para discussão?
Abraço

Anónimo disse...

No blogue do prof. Fidalgo podem comentar. Façam-no.

Anónimo disse...

AIIII Queiroz a reitor não!! Já nos basta as ultimas noticias da UBI em vigor ja no proximo ano lectivo mas termos a avaliação que tem medicina? Mau d+...