sexta-feira, fevereiro 27, 2009

« Metalinguagem I »



«Seria bom que aparecessem candidatos a reitor vindos de fora da UBI, até mesmo do estrangeiro. O concurso é internacional, com anúncios na imprensa espanhola (El Pais) e inglesa (the Guardian). Os candidatos de fora obrigariam a um outro tipo de debate, a uma outra reflexão sobre a UBI e o seu futuro. É que não se trata apenas de escolher uma pessoa para reitor; o processo de eleição é também ocasião privilegiada de conceber projectos e de delinear estratégias para o desenvolvimento da instituição.»

«A poucos dias da data limite para a entrega de candidaturas (090303), fica o voto de que venham candidatos de fora. Será um estímulo e um prazer confrontar ideias com eles.»

AF

3 comentários:

Anónimo disse...

O professor António Fidalgo quer muitos candidatos. Quer discutir ideias, quer filosofar, pensar, ponderar. Óptimo.

Anónimo disse...

Pelo que tenho lido neste espaço, este Prof. é o único a favor de premiar as pessoas pelo mérito... só assim a UBI pode ganhar uma dinâmica propria que lhe permitirá ser competitiva no futuro. Não foi isso que a Universidade do Minho fez? Agora tÊm lá investimentos significativos.
Não quer dizer que outros candidatos (já assumidos ou a assumirem-se) não pensem o mesmo, mas ainda não o disseram.
Para a UBI se desenvolver rumo aos padrões exigidos actualmente (inovação, investigação, criação de patentes, ensino com qualidade...), todos terão de remar para o mesmo lado. Não podem estar uns a fazerem só investigação e outros só prestações de serviços (e outros ... nada... só a meterm-se e a atrapalhar quem quer trabalhar). E. normalmente, os novos que começam a ter resultados significativos, são carregados com aulas e burocracias (é o que nos corredores da UBI se diz ... aquele novato está a fazer mto... temos de "cortar-lhe as asas"... se não, qq dia, "tira-nos" uma vaga...). É este o pensamento que deve ser erradicado.
Tem de acabar a filosofia do feudo que só destroi as expectativas de desenvolvimento dos mais novos, pq há meia duzia de pessoas que só pretendem pôr o nome (e o pé) no que os outros desenvolvem.
Se cada um tiver uma dinamica propria, com eventual integração com outros colegas, a UBI desenvolver-se-á.
Ou seja, d~em espaço a quem tem capacidade para desenvolver e criem formas de premiar pelo mérito.

Anónimo disse...

Já tentei ler as suas msgs no Twitter, mas só cnsigo ler os titulos. O que é preciso fazer? Não as pode disponibilizar de forma "aberta" no seu blogue?