terça-feira, fevereiro 24, 2009

«Reitor e Administrador»


"O reitor não pode, nem deve, fazer tudo. Tem de se concentrar nas matérias importantes da universidade e deixar a gestão corrente para o administrador. Limpeza, contas da água e da luz, aquecimento, instalações sanitárias, requisições, seguros, férias dos funcionários, são tarefas de um administrador e não de um reitor."



"Nada mais descabido do que telefonar ao reitor por tudo e por nada, por uma casa de banho avariada, uma porta que não fecha ou uma janela partida. O administrador e os serviços têm a autonomia para resolver os problemas do dia a dia. Os novos Estatutos são bem claros relativamente a isso. O artigo 52.º estabelece que : "A UBI tem um Administrador, escolhido entre pessoas com saber e experiência na área da gestão, com competência para a gestão corrente da Instituição e a coordenação dos seus serviços, sob direcção do Reitor." "

"O reitor é um académico (professor ou investigador) e não um gestor. O que lhe compete fundamentalmente é que na universidade haja ensino de qualidade e boa investigação. O administrador é um gestor profissional, com formação própria e específica."

"Ninguém queira que o reitor faça o trabalho do administrador. Se o administrador não satisfizer, os Estatutos também indicam a solução: "O Administrador é livremente nomeado e exonerado pelo Reitor." Ou seja, não cabe ao reitor fazer a gestão corrente da universidade, mas cabe-lhe, isso sim, garantir que essa gestão é bem feita."

4 comentários:

Anónimo disse...

Exmo Professor Fidalgo,
Totalmente de acordo. Força com a sua candidatura. O senhor sim, tem visão de Universidade. Espero que ganhe.

Anónimo disse...

Bem dito sim senhor

Mas o que se esquecem é que esses senhores/as são simples empregados do estado. E como tal são bastante rápidos antes do relógio de ponto passar a marcar as 17:30 à muito que lá estão.

Quando começa a nevar no sanatório abandonam logo a reitoria porque tem medo de ficar lá presos com a neve.

Anónimo disse...

iagual a si próprio. o probela prof. é que como os funcionários são o que são e foram lá parar da maneira como todos sabemos... aquilo não dá pra mais. o burgo tem de vir abaixo. tem de haver um corte radical, nem é pela raiz, porque as raizes voltam a germinar. tem de ser uma limpeza total. uma vez mais parabens.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo Prof. Fidalgo
Há um habito enraizado na UBI de se pegar no telefone e ligar para o reitor. E há quem se gabe disso até para dizer que foi o Reitor que disse isto e aquilo... qdo não foi. E há os que aproveitam para, qdo vêm o feudo invadido, dar uma ligadela ao Reitor a fazer queixinhas. Então por aqui nas Ciências é o prato do dia.
Tem de acabar este provincianismo dos srs. e sras. feudais que só bloqueiam a instituição. O reitor não deve permitir os que utilizam esta forma de pressão para manter os feudos ou fazer caça às bruxas.
Qq que seja o próximo Reitor, deve corrigir estes comportamentos (normalmente são dos que estão cá há mto tempo e têm medo dos jovens)…
Se eu estivesse no CG já tenho o meu voto.