quarta-feira, julho 08, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"


foto

A estrada que uniu a Beira faz seis anos

Investigador do Técnico diz que Fundão e Covilhã serão, no futuro, “uma comunidade urbana muito interessante”. A pretexto do sexto aniversário da inauguração da A23, fala-se da viabilidade de uma “cidade-região” com 100 mil pessoas. Será que isso é possível?

Generg investe mais 35 milhões na Gardunha

Com uma produção eólica de 78 Megawatts e um investimento que já ronda os 100 milhões de euros só no concelho do Fundão, a Generg, a empresa que construiu e explora o Parque Eólico da Gardunha, prepara-se para investir mais 35 milhões de euros neste parque, que também abrange o território de Castelo Branco.

José Sócrates encabeça lista por Castelo Branco

O actual Primeiro-Ministro José Sócrates deverá encabeçar a lista a deputados pelo círculo eleitoral de Castelo Branco às eleições legislativas, sabe o JF de fonte segura. A seguir ao líder do PS, apresentam-se Fernando Serrasqueiro, actual secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, e a deputada Hortense Martins.

Concurso Cidade do Fundão foi um festival de talentos

O Concurso Cidade do Fundão continua a crescer em número e qualidade dos concorrentes. A edição deste ano contou com a presença de mais cerca de meia centena de participantes. Houve momentos de genialidade nos concertos com os laureados que culminaram a edição número dez de um concurso que é hoje uma referência nacional e internacional.


A mercearia onde o povo é quem mais ordena

Numa tradição herdada do único proprietário da loja da aldeia, os moradores ainda hoje, quando precisam, vão à mercearia, servem-se e apontam eles próprios na caderneta o que levam. As contas, fazem-se depois. Acontece em Vasco Esteves de Cima, Alvoco da Serra.



Um jovem morreu e outros três ficaram feridos no acidente de viação registado na última madrugada no eixo Tortosendo – Covilhã – Teixoso. Tratou-se do despiste de uma viatura ligeira, o acidente aconteceu por volta das 2.30 da madrugada e a vítima mortal (condutor do veiculo ) é um jovem de 19 anos residente no Tortosendo. Do desastre resultaram ainda ferimentos graves num outro jovem de 19 anos, residente na Bouça e ferimentos ligeiros em dois jovens de 15 anos, naturais do Tortosendo. O excesso de velocidade estará na origem do acidente que chegou a cortar o eixo TCT. No local estiveram os Bombeiros da Covilhã, INEM e GNR da Covilhã.Os três feridos foram transportados para o Centro Hospitalar da Cova da Beira.



O Bloco de Esquerda deverá apresentar "depois do dia 25 de Julho" o cabeça de lista por Castelo Branco às eleições legislativas. Quanto às autárquicas, as atenções do BE estão viradas para vários Concelhos. Entre eles, o Fundão, "onde nas europeias obteve 10% dos votos", sublinhou à Rádio JF o porta-voz do partido.

Por: Dulce Gabriel


Ficheiros para Download

Peça Rádio JF /Dulce Gabriel .Ficheiro anexado Peça Rádio JF /Dulce Gabriel



O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal do Fundão iniciou esta sexta-feira um ciclo de encontros com a imprensa regional para apresentar as linhas gerais do seu programa eleitoral. António Leal Salvado pensou um "Fundão a 25 anos" e baseia a sua estratégia de intervenção no planeamento. O objectivo é inverter o ciclo de "sonhos e quimeras de ouro", realizado à custa de fundos estruturais. Leal Salvado pede para o Fundão "investimento reprodutivo". A reportagem da jornalista Dulce Gabriel

Ficheiros para Download



Foram sorteadas esta quarta-feira, na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Liga Vitalis e as duas primeiras fases da Carlsberg Cup. O Sp. Covilhã ficou assim a conhecer os adversários nessas competições.

A temporada abre com a eliminatória da Carlsberg Cup e os serranos medem forças com o Boavista a duas mãos (1 ou 2 de Agosto no Porto e 9 de Agosto na Covilhã), caso os axadrezados cumpram os requisitos exigidos. Se não o fizerem, a Liga Vitalis poderá ter só 15 equipas e nesse caso o Covilhã fica automaticamente apurado para a segunda fase, onde encontrará Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal.

Quanto à Liga Vitalis, o início está marcado para o dia 16 de Agosto, com o Sp. Covilhã a visitar o Beira Mar. No dia 23 os serranos estreiam-se em casa, com a recepção ao Freamunde. Na última jornada da prova, a 9 de Maio de 2010, os covilhanenses viajam até à Póvoa de Varzim.


O Sp. Covilhã anunciou a contratação de mais dois jogadores para a nova temporada na Liga Vitalis. Zezinho e Machado foram recrutados ao Vizela e aumentam para 18 o número de jogadores no plantel às ordens de João Eusébio.

Zezinho tem 26 anos e é um lateral que também faz a posição de ala (1,81 m, 75 Kg), enquanto Machado (1,77 m, 74 Kg) é um lateral-esquerdo de 28 anos. Dois jogadores com alguma experiência, tal como havia pedido o treinador, mas que na última época não fizeram muitos jogos.

Ficam a faltar um central, um ou dois médios e um ponta-de-lança.


O ponta de lança que o presidente do Sp. Covilhã contava apresentar esta sexta-feira era o senegalês Keita, que já actuou no Rio Ave, mas à última da hora o jogador roeu a corda e deixou os dirigentes serranos pendurados.

"Disse que chegava do Senegal, estivemos à espera dele e não apareceu. Faltou-nos ao respeito e não honrou o que já estava combinado", desabafou ao JF o presidente José Mendes, mostrando-se muito agastado com a situação.

O dirigente dos "leões da serra" adianta ainda que agora só na próxima semana deverá haver mais reforços.



A Câmara Municipal da Covilhã aprovou a atribuição de um subsídio de 270 mil euros à Associação Desportiva da Estação para a 2ª fase das obras do complexo desportivo do clube. A verba atribuida pela autarquia permite melhorar as condições deste equipamento, explica João Esgalhado. Segundo o vice-presidente da autarquia, as obras contemplam para já os balneários e das bancadas.

Para mais tarde ficará o centro de estágio do clube que está também previsto no projecto. Segundo o autarca foi apresentada uma candidatura a fundos comunitários para garantir a conclusão deste complexo, “porque até agora foram só verbas da autarquia”.

Quanto ao relvado sintético estão em curo negociações e consultas de mercado, “oportunamente será enquadrada a verba para a sua concretização”, garante João Esgalhado. A proposta foi aprovada na reunião do executivo de sexta-feira.


Em Destak


Carlos Pinto(ouvir notícia) pergunta a Sócrates, o que
tem contra as Câmaras que não são do PS.


A Câmara Municipal da Covilhã inaugurou este sábado a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, que vai acabar com os esgotos lançados no Rio Zêzere.

Uma infraestrutura “de última geração” que representa “o tratamento integral de todos os esgotos na Covilhã” garante Sophie Lemazurier, presidente da ADS - ÁGUAS DA SERRA. SA – Concessionária da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos Municipais de Tratamento e Rejeição de Efluentes do concelho da Covilhã.

Em relação aos cheiros produzidos pela ETAR, uma questão que preocupa as populações, Sophie Lemazurier admite que “não haverá produção de cheiro se tudo estiver a funcionar correctamente”. Na estação elevatória da Grande Covilhã “por ser uma zona mais sensível e ter habitações relativamente perto, optamos por fazer uma sistema de desodorização”. Sistema que consiste num “biofiltro com cascas de pinheiro que tratam o ar à entrada dos esgotos, tornando-o respirável”.

A ETAR da Covilhã “era a peça que faltava para que o concelho se tornasse exemplar em termos ambientais”, refere Carlos Pinto. O presidente da Câmara da Covilhã lamenta que o Ministro do Ambiente não se tenha associado a esta obra. Apesar do convite enviado pela autarquia não houve qualquer resposta do governante “talvez porque tenha algum peso na consciência por Estado Central não ter contribuído com rigorosamente nada para esta obra”, acrescenta.

A ETAR da Grande Covilhã, a ETAR de Unhais da Serra, a reabilitação de 32 pequenas estruturas e a construção de 14 fossas sépticas para tratar pequenas bacias que se encontravam mais dispersas representam um investimento total de 19 milhões de euros.

A infra-estrutura, instalada na freguesia da Boidobra, vai tratar diariamente cerca de 11.500 metros cúbicos de águas residuais abrangendo uma população de 75 mil habitantes.

Por: Susana Proença


Ficheiros para Download

Sem comentários: