quinta-feira, julho 30, 2009

Bloguismo de investigação (2)


A #blogconf organizada pelo deputado do PS Jorge Seguro e moderada pelo jornalista Paulo Querido, em que José Sócrates debateu com 20 bloggers na passada segunda-feira, ficou marcada pela ausência de transmissão vídeo em directo, não obstante terem sido reunidas as condições técnicas para que ela tivesse lugar (equipa de filmagem com 3 câmaras e serviço de transmissão da responsabilidade do SAPO). No meu anterior post sobre o assunto, tinha apurado o seguinte sobre o sucedido:

  1. A transmissão online da #blogconf estava prevista desde o início do evento.
  2. A transmissão online foi iniciada e interrompida nos minutos que mediaram a chegada de José Sócrates ao local.
  3. Foram alegados problemas técnicos para justificar a interrupção, tendo havido pedidos de desculpa dos organizadores pelo facto.
  4. A responsabilidade do SAPO foi posta fora de causa, tanto pela equipa técnica como por fontes próximas da organização.

Nesse mesmo post, coloquei as seguintes questões à organização, SAPO e gabinete do Sr. Primeiro-Ministro:

  1. Se o SAPO não é responsável pela interrupção da transmissão online, qual foi a causa que originou a interrupção?
  2. Porque razão não foi possível reparar essa mesma causa?
  3. Estavam ou não previstos planos de contingência para o caso de uma falha técnica? Se sim, porque não foram activados?
  4. Se a interrupção da transmissão da #blogconf não foi responsabilidade do SAPO, em que medida se pode dizer que se tenha tratado de uma falha técnica?

Não obtive respostas directas. No entanto, tanto SAPO como organização se pronunciaram parcialmente sobre as questões colocadas em declarações públicas.

  1. Em declarações ao Público (29.07.09, p. 6), Jorge Seguro remeteu a causa da interrupção da transmissão online para um "problema técnico na régie" e uma "falha na recolha de imagem" pela empresa contratada pelo PS. Confrontado por mim com a questão de haver imagens recolhidas, o que poderia contradizer as suas declarações, Jorge Seguro adiantou que "o que me foi dito pela empresa era na saída, não na recolha". Na mesma peça, o SAPO afirma que os motivos da interrupção lhe são alheios.
  2. Não houve resposta a esta questão.
  3. Não houve resposta a esta questão.
  4. A falha descrita por Jorge Seguro é de natureza técnica, pelo que se pode considerar a questão respondida.

Face à informação reunida, e fazendo fé nas declarações dos diferentes intervenientes no processo, a conclusão que se pode tirar é que tudo estava a correr bem até que uma falha técnica ocorreu precisamente no momento em que José Sócrates entrou na sala onde iria decorrer a #blogconf. Falha técnica imputada pela organização a uma empresa contratada pelo PS. Empresa cujo nome não foi evocado e que não fez até agora declarações públicas sobre o sucedido. Não terá passado tudo de um grande azar, portanto. Um grandessíssimo azar.

Adenda: o vídeo integral da #blogconf está aqui.


vascocampilho.net

Sem comentários: