segunda-feira, julho 27, 2009

«Mas, por exemplo, imagine-se o que o estado não pouparia em utilizar o sistema operativo Linux. Quantos milhões se poupariam em licenças?»

O software livre na
Administração Pública


As novas tecnologias constituem um mar de oportunidades também para a Administração Pública. Hoje em dia os governos gastam milhões na aquisição de software para a gestão da coisa pública. Uma sociedade moderna e eficaz é incompatível sem a informatização dos seus sistemas públicos. E aqui entra esta questão, que deve ser repensada por quem governa o país.

Existem diversas ofertas na área da informática, mas nem sempre os gestores optam pelas melhores soluções, e mais grave ainda, pelas soluções mais baratas. Alguns países têm caminhado no sentido da adopção de políticas mais baratas, utilizando programas em regime de software livre. Recentemente, foi noticia que os já famosos computadores Magalhães iriam adoptar o sistema operativo Linux, que como sabemos, é grátis. Mas o resultado final foi que acompanhando o sistema com base Linux, Caixa Mágica, lá surgiu o Windows, que comporta licenças nem sempre baratas. Se existem áreas onde o software livre não constituí ainda uma opção credível, muitos são os casos em que existem alternativas.

Países como o Brasil, Filipinas ou a Rússia têm vindo a adoptar o Linux nos sistemas públicos de ensino, e algumas regiões da nossa vizinha Espanha têm caminhado no mesmo sentido. Mas, por exemplo, imagine-se o que o estado não pouparia em utilizar o sistema operativo Linux. Quantos milhões se poupariam em licenças? Outro exemplo: a Administração Pública gasta milhões todos os anos em licenças do Microsoft Office. Não seria uma boa ideia adoptar o OpenOffice, uma ferramenta gratuita e que oferece os mesmos conteúdos aos seus utilizadores?

Há imensas dificuldades neste debate, nomeadamente a falta de formação das pessoas, e o desconhecimento quase total desta realidade, mas quantos milhões se tem gasto em programas de formação, que, muitas vezes, pouco ou nada servem?

Este é uma discussão excessivamente técnica, e no qual deveriam intervir especialmente os especialistas em informática. Mas existem à partida vários preconceitos e interesses contra o software livre. Além do seu baixo custo, que em assuntos públicos nunca se deve menosprezar, existe também a ideia que por ser software livre, isso retira fiabilidade e segurança aos produtos, o que é desmentido por variadíssimos experts.

Gostava que esta discussão, que está a decorrer em muitos países, atingisse o nosso debate politico. Apenas discutindo e conhecendo as ofertas em cima da mesa se poderá optar pelo melhor. E nem sempre tem sido assim na Administração Pública.

Nuno Gouveia

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é! Só mesmo uma pessoa que não percebe nada de nada do mundo informático pode ter uma opinião dessas!
O software livre,é como o próprio nome indica, livre. Livre de licenças é verdade, mas também livre de assistência e garantias.
Nada nos garante que não haja falhas na sua programação e nada nos garante que alguém as vá corrigir, nem nada nos garante que os produtos pura e simplesmente não sejam descontinuados, assim sem mais!
Quer deixar a administração pública e dados pessoais e confidenciais agarrados a uma mão cheia de nada?!
Abra os olhos e veja um pouco mais além do seu nariz! Informe-se antes de escrever estas barbaridades!