domingo, julho 26, 2009

Twitter, Facebook e YouTube na mira do Sporting

O presidente do Sporting aceitou a sugestão dos jornalistas e pronunciou-se a respeito do Acórdão sobre os castigos dos Júniores: "a ser verdade os campeonatos sempre se podem ganhar a pedrada nao me conformo scp4ever", twittou José Eduardo Bettencourt, na sua estreia nos meandros do microblog.

A iniciativa faz parte de uma nova estratégia do clube, assente nas novas tecnologias, que passa pela aposta nas redes sociais e no YouTube como canais privilegiados de comunicação com os adeptos, apresentada hoje no Estádio Alvalade XXI.

"Vou dar bastante importância a isto porque é uma forma informal e afectiva de comunicação, que gosto muito", afirmou o presidente do clube de Alvalade, que promete actualizar o perfil no Twitter com declarações oficiais ou "estados de alma" sentidos durante um jogo, por exemplo.

A página do Sporting no Facebook e o perfil no Twitter, apesar de recentes, já contam com cerca de 3.350 fãs e 1.500 seguidores, respectivamente. O porta-voz do clube elege ainda o YouTube como uma ferramenta com grande potencial, graças ao seu "target jovem". O clube não descura a publicidade na televisão, mas já colocou online todos os anúncios.

Os responsáveis estão atentos à actualidade e realçaram a visibilidade alcançada pela Internet como veículo de informação, querendo por isso fazer parte da comunidade. O primeiro passo da nova campanha, que tem como lema "o Sporting é muito à frente", foi dado com a promoção e comercialização da Gamebox, um pacote de bilhetes para assistir a vários jogos durante uma época.

Para além do vídeo no YouTube, foi disponibilizada a partir do site do clube uma aplicação interactiva que permite escolher o lugar que se quer comprar, depois de uma visita guiada pelo actor Pedro Lima e o jogador Ricardo Sá Pinto, em que é possível visualizar os lugares e o estádio como se o utilizador estivesse na bancada. Os sócios podiam reencaminhar por e-mail criando assim uma espécie de "virose", explicou o porta-voz. A aplicação teve mais de 45 mil visualizações.

O presidente do clube está empenhado em colaborar com o clube na estratégia para estreitar relações virtuais com os adeptos, e quando lhe foi perguntado se não tinha medo de aderir a uma tecnologia onde irá colocar reacções em directo, que podem ser citadas como fonte oficial e que uma vez colocadas online não podem ser removidas, José Eduardo Bettencourt respondeu: "quem anda à chuva molha-se".

tek.sapo.pt


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