sexta-feira, julho 31, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"



Espanha "empresta" linces ibéricos a Portugal
O ministro do Ambiente de Portugal, Nunes Correia, e a sua homóloga espanhola, Elena Espinosa, selaram, em Penamacor, o acordo que dita a cedência, por Espanha, de 20 exemplares de Linces Ibéricos a Portugal. Os espécimes irão para o primeiro centro de reprodução em cativeiro português, em Silves. Quando forem reintroduzidos na vida selvagem, a Malcata terá prioridade. É o regresso do lince a casa.

Eleições à porta, candidatos na rua

Governantes em inaugurações, autarcas a anunciar recandidaturas, novos rostos a prometer outras ideias. Autárquicas em Penamacor já fervem com dois candidatos a disputarem palmo-a-palmo um estratégico outdoor. No Fundão, o PS divulgou as suas listas para a Câmara e Assembleia e a CDU apresentou também a sua cabeça-de-lista à Assembleia. Joaquim Morão apresentou-se a Castelo Branco em jantar concorrido. O Verão está quente na política.

fotoFitcom é pioneira no sector têxtil e um caso de sucesso na exportação
A Fitecom tem sabido enfrentar a crise. Instalada na zona industrial do Tortosendo e a funcionar há mais de 12 anos, é gerida pela mesma política interna de sempre: uma aposta na tecnologia de ponta, aliada à qualidade e ao design inovador. O líder desta realidade empresarial é João Carvalho, engenheiro, que assume que o que distingue a Fitecom no sector têxtil é a “preocupação em apresentar sempre algo de novo capaz de cativar os clientes”.


Avó e neto morrem em colisão frontal
Olga Maria Garrido, de 50 anos, emigrante em França, e Fábio Xavier, o neto de sete anos, morreram na sequência de uma violenta colisão frontal que ocorreu na EN112, entre Salgueiro do Campo e Castelo Branco. O acidente provocou ainda mais dois feridos (marido e avô das vítimas mortais e o condutor do outro veículo), sendo que as causas ainda estão a ser investigadas.


Em Destak

CGD e BPN aprovam recuperação da Vesticon

A Caixa Geral de Depósitos e o Banco Português de Negócios aprovaram a viabilização da empresa de confecções Vesticon que se encontra em processo de insolvência desde Abril deste ano. O voto por escrito foi enviado ao Tribunal da Covilhã e dá “luz verde” ao plano de recuperação que prevê a aquisição de 75 por cento do capital social da empresa por parte de um grupo financeiro inglês. Duas semanas depois da última Assembleia de Credores chega a decisão que a administração da Vesticon esperava. Segundo Claudino Martins “a aprovação do plano é uma boa notícia porque permite finalmente avançar com o projecto”.

Os promenores vão ser acertados esta semana em Inglaterra e um dos primeiros passos será a “reconversão das lojas que o grupo adquiriu recentemente”, explica Claudino Martins. A Vesticon vai passar a produzir para a cadeia de 150 lojas espanlhadas pelo Reino Unido e é fundamental que “até 15 de Setembro as primeiras lojas estejam renovadas porque senão corremos o risco de fazer inaugurações em época de saldos, o que seria contraproducente”, admite o gerente da empresa. O trabalho vai ser desenvolvido em “contra-relógio”, enquanto se aguarda a homologação da decisão no Tribunal da Covilhã e a sua publicação em Diário da República.

Por: Susana Proença


Ficheiros para Download

Sem comentários: