sexta-feira, julho 24, 2009

Diarios EUCTT '09 (2)

Diário do Europeu – Dia 3

Hoje foi dia de cerimónia de abertura. Uma cerimónia que contou com a presença do 1° Vice-Presidente da EUSA, o presidente da Federação do Desporto Universitário da Sérvia, o presidente da Federação Serva de Ténis de Mesa e outras figuras ligadas ao desporto universitário e à modalidade.


Vitaly Efimov, jogador universitário português mais bem colocado no ranking mundial, teve a honra de ser o Porta-Bandeira do nosso país, seguido das comitivas portuguesas (U. Madeira, UBI e U.Minho). Uma cerimónia curta e simples mas que, de certa forma, criou-nos um sentimento desportivo que tão cedo não esqueceremos.

Como hoje não tivemos competição, pois retiraram-nos o direito de participação no torneio de equipas, no final da tarde, decidimos nos refrescar na piscina olímpica de Nis junto ao pavilhão. O calor era demasiado, estando esta cidade a bater os seus recordes de temperatura na sua história. Os termómetros acusam os 42° C!


À noite ficámos finalmente a saber as adversárias das nossas campeãs para o evento de singles. Não foi o sorteio mais simpático para nós, uma vez que iremos defrontar desportistas da Rússia, estas que têm o nível mais elevado da competição e experiência de pódio em edições anteriores. Sendo assim, Cândida Santos irá defrontar a russa Semenova no jogo n° 2 do torneio individual feminino, e Sofia Martins denfrontará a russa Zakypova no jogo n° 8 do quadro feminino.

No sorteio de pares estamos já nos quartos-de-final da competição, uma vez que obteram um “by” (segundo as regras, não tem adversário nos oitavos-de-final, passando directamente para a fase seguinte, onde o pior resultado possível será a 8° melhor dupla da Europa).

Amanhã será então um dia de trabalho àrduo e dificuldade elevada, com os jogos contra as desportistas da Rússia.

Srecno Sofia e Cândida! (Boa Sorte) Justificar completamente

Diário do Europeu – Dia 4

De manhã tempo para uma leve sessão de treino das nossas duas atlets da UBI e aproveitar para assistir-mos às finais do torneio de equipas deste 3° Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa.


Após um almoço familiar, que nos fez lembrar a gastronomia portuguesa, tempo para um descanso nos quartos e preparar a mentalidade para os jogos difíceis de hoje. No percurso de autocaro para o pavilhão, sentia-se alguma expectativa no ar e alguma ansiedade, pois iríamos nos estrear num campeonato europeu universitário!

Infelizmente a nossa estreia não nos foi sorridente, uma vez que ambas a Cândida e a Sofia não conseguiram bater, individualmente, as russas Semenova e Zakypova, respectivamente. Sabíamos que o nível das desportistas da Rússia era muito alto e comprovou-se o favoritismo das mesmas.

Mas amanhã é um novo dia e iremos competir no torneio de pares femininos, e no sábado no torneio de pares mistos. Esperamos que tenhamos mais sorte que hoje, relativamente ao sorteio e que possamos gritar vitória nesse dia. Caso tal não suceda, é com prazer que digo que estas desportistas merecem estar aqui e que o espírito que trouxeram para este campeonato é gratificante para qualquer dirigente que trabalha atrás da secretária para que fosse possível haver esta representação.

Diogo Azevedo

Sem comentários: