segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Artur Costa Pais«Estes senhores estão habituados a gerir estradas das aldeias e pouco mais.Estão a matar-nos,pelo menos podiam deixar passar os jipes»

Artur Costa Pais alega que a empresa concessionária do turismo tem tido «prejuízo» com as vias cortadas ao trânsito Turistrela quer estradas abertas na Serra

A Turistrela, empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela, contestou, esta semana, o número de vezes que as estradas do maciço central fecham devido à neve.

Artur Costa Pais, administrador, considera que a estrada para a Torre poderia «estar aberta mais vezes» e garante que isso não acontece porque a GNR «tem falta de conhecimentos e faltam meios ao Centro de Limpeza de Neve». Para o empresário, a solução está em «fazer como lá fora». Ou seja, realizar um concurso público internacional e «concessionar o serviço a empresas espanholas ou francesas, que tenham anos de experiência em destinos semelhantes à Serra da Estrela», exemplifica. De resto, Artur Costa Pais garante que a Turistrela tem tido prejuízo por causa do fecho da estância de esqui e de outros serviços no maciço central. «Estes senhores estão habituados a gerir estradas das aldeias e pouco mais. Estão a matar-nos», acusa, dando como exemplo um dos últimos fins-de-semana em que, apesar da manhã soalheira, as estradas estiveram encerradas. «Algumas curvas tinham um pouco de neve. Mas qual é o problema? Lá fora andamos com 15 e 20 centímetros de neve. Pelo menos, podiam deixar passar os jipes e carros com correntes, mas nem isso», critica.

Na resposta, o comandante distrital da GNR em Castelo Branco, em declarações à agência Lusa, disse não se poder permitir o acesso à Torre «se não for garantida a segurança», considerando que as queixas da Turistrela «não fazem sentido, estão desprovidas de contexto. Ninguém nos pode acusar de descoordenação». Hélder Almeida socorre-se de números. Em seis anos de trabalho conjunto com a Estradas de Portugal, «houve cerca de 100 acidentes na Serra, 97 dos quais apenas com pequenos danos materiais. Nunca houve acidentes graves, nem queremos que haja, porque a responsabilidade nos será assacada», declarou.

.............................................

Último acto! Mais de 1 metro de Neve! Ode ao CLN

Vejam as semelhanças já que as diferenças são tantas!
Comunicado disponibilizado na página da estância de LaCovatilla:

"Temporal de frío y nieve
Fecha de la publicación: 07/02/2009 / Autor: Gecobesa

El temporal de frío y nieve que ha afectado a la practica totalidad de la península ibérica, con alerta declarada en 15 comunidades autónomas, ha dejado sentir sus efectos en la Sierra de Béjar de manera contundente.
Durante las últimas semanas han sido varias las jornadas en que la estación de esquí no ha podido ser abierta como consecuencia de las inclemencias meteorológicas, principalmente viento fuerte a muy fuerte, llegando en algunos momentos a extremo.

Estas duras condiciones han afectado sobre todo al acceso a la estación de esquí (carretera CP 4) desde la carretera SA 100, que ha permanecido cerrado con ventisqueros de hasta cuatro metros de altura. A lo largo de los tres últimos días el equipo de vialidad invernal de la Diputación Provincial de Salamanca, con apoyo de los medíos mecánicos y humanos de la estación de esquí, ha trabajado sin descanso para limpiar la calzada. Una tarea que, sobre todo en la jornada del viernes, se ha visto seriamente condicionada por las bajísimas temperaturas y la precipitación con ventisca, que deshacía en breves instantes todo el progreso realizado con anterioridad.

Finalmente, en las primeras horas de la tarde del sábado día 7 y con la mejora de las condiciones meteorológicas, ha sido posible comenzar a dejar despejada la calzada y avanzar en la adecuación de pistas e instalaciones, lo que nos permite confiar en que la estación podrá abrirse sin mayores problemas a primera hora del domingo día 8 de febrero. Desde aquí queremos felicitar a los responsables y operarios del Parque de Maquinaria de la Diputación Provincial de Salamanca, así como a todo el personal de Gecobesa, que, una vez más, han trabajado duro durante varios días y enfrentándose al rigor de los elementos, para que los esquiadores puedan acceder a las pistas en el menor plazo de tiempo posible tras el temporal.(...)"


"A imagem em cima é retirada da página da estância de LaCovatilla e mostra bem a quantidade de neve que caiu durante os últimos 7 dias (para mais fotografias ver aqui). A nossa Serra da Estrela está a cerca de 170kms em linha recta da Sierra de Bejar, logo as condições de mau tempo que afectam uma são muito semelhantes às que afectam a outra. E na verdade, também na Serra da Estrela caiu uma quantidade de neve considerável. A 1400m de altitude, mais precisamente no covão da Ametade, a neve tinha cerca de 1 metro de altura, e não estou a falar da neve amontoada pelos limpa-neves ou pelo vento. Era uma altura real de neve. As imagens valem por muitas palavras, deixo-vos por isso com algumas do dia de ontem que demonstram bem a altura da neve! Reparem que as mesas de merendas tem neve praticamente à altura do tampo:"




"Só para terminar gostaria de informar o seguinte. Ontem realizou-se mais uma grande festa de reflorestação da Serra da Estrela onde estiveram envolvidos mais de 230(!) voluntários vindos dos 4 cantos do país. Os responsáveis pelo CLN fizeram a enorme gentileza de vir abrir a estrada da ribeira (EN 338) para que os voluntários pudessem chegar o mais próximo possível do local da plantação antes de se porem a caminhar. Nessa altura, um funcionário do CLN informou-me que estavam desde as 4 da manha de sábado (dia 7) a tentar abrir caminho para a torre e, àquela hora (10h30) ainda nem se quer tinham conseguido passar o túnel!! Para quem conhece o local percebe a dificuldade de progressão! E sobre este assunto fico-me por aqui pois acho que suficiente já foi dito para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões sem alinhar em histerias e propagandas!"

http://ocantarozangado.blogspot.com/


3 comentários:

Anónimo disse...

tão grave e a falta de acesso a Torre no Inverno e a falta de dinamismo do Concessionario no resto do ano na Serra, deMarço a Outubro e o deserto. A Serra e muito mais que neve e acreditem a neve e o maior entrave ao desenvolvimento do turismo no Massiço Central, enquanto se pensar que e possivel fazer ski a 1995 metros de altitude não vamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

Um perfeito anormal.

Anónimo disse...

Anorma é o pseudo-turismo na serra quem em muitos aspectos não é diferente ao do resto do pais, Algarve incluido, amadores é que se passa o turismo newte pais está nas maus de amadores, provavelmente se os senhores do turismo indigena fossem lá fora ver como se faz....... sugestão vão a uma cidadezinha chamada El Calafate, no parque macional dos glaciares na Patagonia Argentina e aprendam com um pais do 3º mundo vale a pena, látudo funciona, artezanato, turismo, integração das populações, na vida do parque, criação de postos de trabalho sustentado, enfim são paises do outro mundo.