quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Água mais cara na Covilhã!

A próxima factura da Águas da Covilhã (AdC) que chegar a casa dos consumidores já deverá apresentar o novo tarifário para 2009 e pode-se esperar uma conta mais alta. A actualização foi aprovada em 26 de Novembro de 2008 e publicada em Diário da República na última segunda-feira.
Os aumentos são transversais a quase todas tarifas volumétricas (água, resíduos sólidos, drenagem de esgotos e conservação e tratamento de esgotos) e em todas as tarifas fixas .

Os consumidores domésticos dos três primeiros escalões (até 12 metros cúbicos água) serão os menos afectados, havendo aumentos na ordem dos 2,46 por cento. Mas, a subida é superior para os consumidores domésticos dos escalões superiores (entre 13 metros cúbicos de água e superior a 20) e não domésticos, devido, em especial, à elevada subida da tarifa de conservação e tratamento de esgoto.
Esta taxa mantém-se inalterada para os três primeiros escalões, só que passa de 80 cêntimos por metro cúbico para 1,82 euros nos quarto e quinto escalões e de um euro para 2,27 no sexto escalão. Os consumidores não domésticos (comercial, industrial, obras, rega e usos agrícolas, serviços públicos da administração local, instituições sem fins lucrativos e de solidariedade social, estabelecimentos de ensino e serviços da administração central e empresas públicas) passam a pagar 1,70 euros por metro cúbico, enquanto em 2008 a taxa era de 75 cêntimos.


Diário XXI

Em certas taxas verificam-se aumentos superiores a 100%! Vai lá vai...

4 comentários:

Anónimo disse...

Claro que a AdC tem de aumentar os preços.
Foi descoberto um desfalque de dezenas de milhares e agora alguém tem de repor o milho... enquanto os pombinhos compram casas e carros a nossa custa.
Não queriam a privatização mas afinal até é bom descobrem-se os desfalques mais ainda dão prémios de bom funcionário.

Anónimo disse...

devia aumentar ainda mais.

Anónimo disse...

E AGORA ANDAM A ESCONDER TUDO COMO É O MARIDO DA SENHORA ENGENHEIRA

Anónimo disse...

...Continuação do debate sobre o aumento da factura da água na Covilhã

Resposta de André Carrilho

Covilhaneinse,
Quanto ao aumento da água, é triste que o único argumento que tens seja o insulto. Sais ao amo?
Quanto ao esgoto:

Há várias freguesias sem ETAR e as que existem, como é sabido, funcionam mal e sem acompanhamento técnico, com é sabido por quem vive junto aos cursos de água do concelho. A ETAR da GRANDE COVILHÃ, inaugurada apenas no ano passado, não abrange toda a área urbana, como deves saber.

A ribeira da Degoldra ou a da Carpinteira, por exemplo, fedem. O rio Zêzere no Ourondo fede. Os cursos de água da Boidobra são o que se sabe, ou também de lá comes a hortaliça.

A ribeira de Casegas, quando chove, inunda a ETAR. No Sobral de S. Miguel a ribeira é um esgoto a céu aberto quando o caudal baixa.
O próprio site da Câmara diz que "parte das freguesias do Teixoso, Vila do Carvalho e Tortosendo", freguesias "urbanas", não têm tratamento de esgotos.
Em pleno Parque Natural, o esgoto das Penhas da Saúde vai directo para ribeira das Cortes. O centro comercial da Torre despeja encosta abaixo... Não chega?

Sabemos isto graças aos blogs, é verdade. Tens razões de queixa...