«Transcrevo a introdução a este volume de 300 páginas cujo pdf pode ser descarregado a partir daqui (basta clicar na imagem capa do livro):»
"O presente volume, intitulado Os Tempos e os Modos da UBI, reúne textos que fui publicando, desde que vim para a UBI em 1991, na imprensa regional, nomeadamente Notícias da Covilhã e Jornal do Fundão, e na imprensa universitária, Beira Interior e Urbi et Orbi. Já em 1997 fizera uma compilação de textos a que dera o nome de Ubiversidade.Dispersos sobre a universidade em geral e a UBI em particular, que se encontra também disponível online na minha página pessoal. A nova compilação surgida por ocasião da minha candidatura a reitor da UBI mostra que não foi hoje, nem sequer ontem, que comecei a pensar a UBI e os seus contextos temporais e espaciais, mas sim desde o momento que aqui cheguei."
"Na diversidade dos textos e das temáticas tratadas ao longo de todos estes anos transparece uma ideia coerente de universidade e, outrossim, um ideal ambicionado para a UBI. Tive a ventura de ser eu a redigir o preâmbulo aos novos Estatutos da UBI onde se explicita de forma clara essa ideia:"
No início do Século XXI, as universidades constituem-se como centros privilegiados de cultura, ciência e tecnologia e representam em todo o mundo um factor essencial de desenvolvimento social e económico. Também em Portugal o ensino universitário e a investigação científica ao mais alto nível desempenham um papel relevante na modernização do país e na afirmação nacional no seio das nações.
A Universidade da Beira Interior assume o espírito secular da universidade europeia de junção e transmissão de todos os saberes e os desígnios contemporâneos de investigação e intercâmbio científicos no seio de uma comunidade universal.
Seja este volume um contributo para o cumprimento dessa ideia nas tarefas que todos, do assistente estagiário ao catedrático, do pessoal auxiliar ao administrador, do caloiro ao aluno de doutoramento, diariamente realizamos dentro da UBI.
Covilhã e UBI, 11 de Fevereiro de 2009 António Fidalgo
Breve Curriculum Vitae
http://ubi2009.blogspot.com/
14 comentários:
Sinceramente esperava um blog diferente, com ideias concretas, com mudanças, etc.. Mais parece um voltar ao passado!Onde está o novo patamar?Espero que até ao fim da data das candidaturas, este blog contenha algo de novo, inovador e cativante.Que não seja apenas uma montra de algo que foi realizado no passado..
Para se construir o futuro, é preciso pensar o passado e até mesmo o presente, apesar deste ser demasiado fugaz, demasiado breve...
Anónio Fidalgo é um verdadeiro pensador, na verdadeira asserção da palavra...
Para se subir a um novo patamar, é necessário já se ter subido uns quantos, e não é por pertencerem ao passado que são menos importantes...
Cumprimentos Professor Fidalgo, foi um prazer ser sua aluna...
Um senhor que se candidata com capéuzinho boiola e papilon, vai lá vai! :))))))))))
Além de grande pensador, apesar do o quererem ligar ao passado, dando a imagem que a UBI precisa de sangue novo, este Sr. não é comprometido com qulquer interesse e não permite sangue-sugas à volta dele que só pensam em saltitar de um lado para o outro (tipo macacos de galho em galho) para manterem os feudos.
Espero que ganhe e que ponha ordem na casa. Cortar os galhos aos macacos é urgente.
Precisa é de convencer o CG...
É o delírio, mas sangue-sugas na faculdade "dele" é mato!
Papillon e boina basca serão uma toilette explosiva ou mero espectáculo para incautos?
Grande parte do que aqui se disse é a pura realidade, pelo que conheço deste professor... Numa aula ele perguntou "o que é um signo?" Pois bem signo é algo que está para algo, para alguém. O laço e a boina, são signos do professor Fidalgo. Se algum dia o voltarem a ver entrar numa aula de semiótica sem o seu laço... Olhem bem com atenção, porque provavelmente não será ele...
Um volume de 300 páginas. A qualidade do pensamento mede-se pela largura da lombada?
textos publicados no Urbi e no Notícias da Covilhã? Tudo na casa e sem nada de novo. E em jornais de especialidade e revistas científicas, onde estão? Não é isso que caracteriza um investigador de excelência?
No CV lê-se que chegou a catedrático passados 10 anos do doutoramento... Coisa muito rara.
A pindérica boina e o laço destinam-se a seduzir os alunos e os funcionários, decisivos para a votação. Nada mais. A embalagem pode não corresponder ao conteúdo.
O Canavilhas vai postar aqui tudo o que aparece no blog do Professor Fidalgo?
E quantos é que estão agora a chegar a catedráticos sem 10 anos de doutoramento?... é só contá-los...
e os que se estão já a aconchegar para "apanharem" umas vagazitas antes que mude a lei????
Vamos ver qtos é que tem CV cientifico... normalmente andam pelos corredores no bla, bla, bla em vez de estarem a investigar.
O simbolo da UBI não vai mudado se ganhar as eleções, pois não?
Assim como indiquei na outra candidatura aqui tem uma ajuda
http://grp.ubi.pt/logo_UBI.html
http://grp.ubi.pt/pdf/manual_normas_logo.pdf
Ponha lá o simbolo da UBI no seu Blogue que até fica melhor que o chapeéu e o laço.
Professor António Fidalgo,
Adorei o chapéu e o laço. O Professor é um pensador dos tempos modernos. Um autentico Socrates do século XXI.
Qual deles?
O semi-covilhoco, ou o grego?
Claro que é o Grego meu caro anónimo das 3.54. Não tenho razão?
O Grego pensava em fazer o bem e não lixava os outros (pelo menos é o que diz o senso comum), tinha uma boa índole.
Este não sei não...
Enviar um comentário