segunda-feira, julho 13, 2009

Região com menos vagas para o Ensino Superior

O Ministério da Ciência e Tecnologia disponibilizou menos vagas para a Beira Interior na 1ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, quebrando a linha ascendente dos últimos anos. Para o próximo ano lectivo, há menos 252 postos disponíveis por preencher na região, sendo os dois institutos politécnicos, de Castelo Branco (IPCB) e da Guarda (IPG), os sacrificados, segundo os dados divulgados pelo Ministério. Com 820 e 689 vagas disponíveis este ano, perdem, comparativamente com o concurso de 2008, 152 e 110 lugares, respectivamente.

A região contabiliza, assim, 2.779 vagas no total para a 1ª fase de acesso ao ensino superior - que inicia hoje o prazo da apresentação de candidaturas -, ao passo que no ano passado somava 3.031.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é a única das três instituições de ensino superior da região que viu o número de vagas aumentar numa dezena: de 1.260, em 2008, passou para 1.270.

NOVIDADES NAS LICENCIATURAS

Na Beira Interior, há três novos cursos ao dispor dos estudantes, sendo que outros dois não foram congratulados vagas. A maioria das alterações verifica-se na UBI, onde desapareceu a licenciatura de Engenharia Têxtil (que em 2008 tinha 20 vagas). Em contrapartida, surgiram lugares para as licenciaturas de 1º ciclo em Matemática e Bioengenharia, com 20 e 30 vagas, respectivamente.

Outra das novidades, regista-se com uma troca no IPG. Da lista de possíveis candidaturas saiu o curso de Comunicação e Relações Económicas (com 25 vagas em 2008), que deu lugar a Comunicação e Multimédia (60 lugares).


Diário XXI

Sem comentários: