segunda-feira, julho 20, 2009

João Esgalhado declarou no final da última semana que 'só o concelho da Covilhã se mostrou disponível', para construir um aeroporto na região Centro

BLOCO DE NOTAS

E Leiria?

João Esgalhado declarou no final da última semana que 'só o concelho da Covilhã se mostrou disponível', para construir um aeroporto na região Centro aguardando, por isso, um parecer 'formal', do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para poder avançar com o projecto de execução do aeroporto.

No entanto, há coisas que ainda não são do domínio público: se já há terrenos adquiridos, investidores privados interessados ou se estão concluídos estudos de impacto ambiental. Sabe-se apenas que a intenção é construir o aeroporto no Terlamonte, anexa da freguesia do Teixoso, onde há mais de 15 anos foi necessário desviar o então IP2 – hoje A23 – devido à necessidade de preservação do património arqueológico existente.

Também seria importante que se conhecessem os resultados dos estudos encomendados e as empresas contactadas e dispostas a financiar o aeroporto. Tal como a Covilhã, Viseu, Castelo Branco e Fátima mostraram interesse em ter uma estrutura para voos de baixo custo na região.

Aliás, na zona de Leiria/Fátima existe até um movimento que reúne diversas personalidades que pretende abrir ao tráfego civil a base aérea de Monte Real, no distrito de Leiria.

Entre os primeiros subscritores da proposta está, por exemplo, Alfredo Marques, professor universitário e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. A proposta, da plataforma regional em favor de um aeroporto da região Centro, entregue em Junho ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, reúne mais de uma centena de assinaturas.

Francisco Cardona

DiárioXXI


..............................


AEROPORTO DA COVILHÃ AGUARDA PARECER DO INAC

Até ao próximo mês de Setembro a câmara municipal da Covilhã espera ter o parecer formal do instituto nacional de aviação civil sobre a proposta de construção de um novo aeroporto daquela cidade. O prazo foi avançado por João Esgalhado na última reunião pública da autarquia.

O vice presidente da câmara da Covilhã refere que "embora o parecer formal só deva ser emitido em setembro esperamos que já este mês, o mais tardar em inicio de agosto, cheguem à câmara municipal as primeiras informações".

João Esgalhado acrescenta que "na revisão do plano de ordenamento da região centro, que foi recentemente aprovada, ficou definida a necessidade da criação de uma aeroporto nesta região e só o concelho da Covilhã se mostrou disponível para avançar com o projecto". Por isso, acrescenta o autarca "a construção do novo aeroporto tem de ser encarado como um projecto prioritário pelo próximo executivo camarário".

RCB

Sem comentários: