sexta-feira, julho 17, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"



Férias. Quando a crise aperta, as alternativas que se colocam são proporcionais ao volume da carteira. A leveza da dita leva a escolher opções mais económicas como o campismo. O estrangeiro?... nem pensar. Na região não há mar, mas há duas praias fluviais com a cotação em alta. As únicas do interior com Bandeira Azul.

Castelo Branco lidera qualidade de vida

Castelo Branco é o município da Beira Interior melhor colocado no “Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-Estar dos Municípios do Continente Português”, elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

Hospitais da região em alerta contra a gripe A

Perante a ameaça de uma pandemia de gripe A (H1N1), e de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, que integra os hospitais da Covilhã e Fundão, desenvolveu um Plano de Contingência. “Fomos dos primeiros”, disse ao JF o médico João Casteleiro.

O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, foram unânimes em considerar a Adega de São Tiago como obra inovadora e um exemplo no quadro empresarial da Covilhã e em particular no sector vitivinícola. Palavras proferidas na inauguração.



António Leal Salvado, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal do Fundão, apresentou ontem algumas linhas mestras do seu programa eleitoral. O documento elaborado por vários investigadores da região, propõe a criação de uma área metropolitana na Cova da Beira e a defesa de um Instituto Nacional para o Azeite. Temas explicados pelo candidato, num encontro com a imprensa regional, em que não faltaram novas críticas o executivo de Manuel Frexes na Câmara do Fundão.Ouvir trabalho da jornalista Rádio JF Dulce Gabriel

Ficheiros para Download


Peça Dulce Gabriel CI de Leal Salvado .Ficheiro anexado Peça Dulce Gabriel CI de Leal Salvado



Alcina Cerdeira na lista de Manuel Frexes

Alcina Cerdeira, professora na Escola Básica 2/3 Serra da Gardunha e presidente do Centro Formativo do Fundão, vai integrar a lista do social-democrata de Manuel Frexes, à Câmara Municipal do Fundão, nas próximas eleições autárquicas. Alcina Cerdeira é independente e será a primeira mulher de uma lista que aposta na “renovação e na juventude”, explicou à Radio JF Manuel Frexes.(...)



O social-democrata Carlos Pinto anunciou este fim-de-semana a sua candidatura a um quarto mandato na Câmara da Covilhã (CMC) . Num jantar que reuniu cerca de três mil pessoas, Carlos Pinto afirmou “que sentiu uma alegria indescritível”, quando entrou no pavilhão da ANIL e viveu “ um dos momentos de maior felicidade”da sua já longa carreira de autarca. O autarca considerou o jantar de apoio, como “ um sinal decisivo” para voltar a encabeçar uma candidatura à CMC. Carlos Pinto que sempre tem governado com executivos de maioria absoluta, lançou um apelo “à mobilização de todos”para fazer da Covilhã “ farol para o desenvolvimento do país”. Quanto à lista à CMC, Carlos Pinto disse à Radio JF que “ está livre para fazer a equipa que entenda, porque não tem compromissos com ninguém”.

Por: Dulce Gabriel


Ficheiros para Download



“Uma adega inovadora”

O secretário de Estado, Castro Guerra, e o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, inauguraram a moderna estrutura dos irmãos Costa Pais

O SECRETÁRIO de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, foram unânimes em considerar a Adega de São Tiago como obra inovadora e um exemplo no quadro empresarial da Covilhã e em particular no sector vitivinícola. O governante e o autarca reconheceram a importância do moderno empreendimento, da Sociedade Agrícola da Quinta de São Tiago (SAQST), dos empresários José Carlos e Valdemar Costa Pais e enalteceram o investimento dos dois conhecidos empresários do Dominguiso num período de crise financeira nacional e internacional. Inserida na Quinta de S. Tiago, com 17 hectares, nos limites das freguesia de Tortosendo e Dominguiso, a Adega de S. Tiago foi inaugurada no passado sábado, dia 11, numa sessão que reuniu dezenas de convidados da cidade e da região, entre os quais o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Abreu, o director regional da Agricultura, Rui Moreira, o presidente do Turismo, Jorge Patrão, bem como empresários, incluindo o maior industrial europeu dos lanifícios, Paulo de Oliveira.



Sp. Covilhã derrota Belenenses

O Sp. Covilhã recebeu e bateu, na noite desta quarta-feira, o Belenenses, após a marcação de grandes penalidades, conquistando mais uma edição da Natura Hotels Cup.

O encontro foi disputado a um bom ritmo, tendo em conta que as equipas têm apenas duas semanas de trabalho.


Na primeira parte, o treinador João Eusébio colocou o Covilhã a jogar com Luís Miguel na baliza, Márcio, Edgar, Fábio Ervões e Sousa na defesa, Mílton, Dani, Paulico e Paulo Vaz no meio-campo, e Basílio e Bruno Nogueira no ataque.

O Belenenses inaugurou o marcador aos 43 minutos, na sequência de um livre lateral, com Diakité a cabecear com alguma facilidade no coração da área.

Na segunda parte os serranos surgiram com Diego entre os postes, Zezinho, Fábio Ervões, Steven Vitória e Machado no sector defensivo, Edson, Mílton, Dani e Josué no miolo, e Pizzi e Beré na frente.

A equipa melhorou e chegou à igualdade aos 60 minutos, com o brasileiro Beré a surgir na direita e a rematar cruzado com êxito.

O guarda-redes Igor entrou ainda para o jogo.

Com a igualdade a subsistir no final dos 90 minutos, foi preciso recorrer à marcação de grandes penalidades para encontrar o vencedor da Natura Hotels Cup 2009.

O Sp. Covilhã, muito concentrado, converteu os cinco remates, por intermédio de Edgar, Steven Vitória, Edson, Fábio Ervões e Josué. O Belenenses marcou apenas quatro, atirando ao poste um dos castigos máximos.



Treinador serrano quer quatro jogadores

mas presidente só dá dois



No final da partida entre o Sp. Covilhã e o Belenenses, que se realizou esta quarta-feira (triundo dos serranos por 6-5, após penáltis), o técnico da turma covilhanense, João Eusébio, mostrou-se satisfeito com o rendimento global da equipa, mas desapontado com a ausência dos reforços por ele indicados.

"Os jogadores que pedi não vieram e eu continuo a precisar de quatro ou cinco jogadores experientes. Se isso não acontecer, teremos de redifinir objectivos", adiantou o técnico, dizendo ainda que desconhece os últimos reforços Frank Kornu e Moisés.

Kornu já está na Covilhã, mas Moisés, afinal, já não vem para os serranos, uma vez que à última da hora fez exigências incomportáveis para o clube (pretendia trazer a família).

Também difícil estão os processos de Chula e Diogo Viana. O FC Porto quer emprestá-los, mas Chula continua com problemas com a desvinculação dos clubes formadores, enquanto Viana também está a colocar muitos entraves pessoais.

Sendo assim, as atenções do Covilhã viram-se agora para outros lados. "Estamos a tentar trazer outra vez o Paulo Henrique por empréstimo do Guimarães e procuramos um ponta-de-lança. O plantel ficaria praticamente fechado", referiu o presidente do Sp. Covilhã.

José Mendes aproveitou ainda para comentar as observações do técnico João Eusébio. "Eu estou a gostar da equipa e acho que o treinador está a fazer um bom trabalho, mas quem está mal, muda-se", concluiu.


Ródão, C. Branco, Idanha, Penamacor, Sabugal, Pinhel, Guarda, Fundão, Covilhã, Belmonte, Manteigas, Gouveia, Trancoso e Seia são os concelhos da região percorridos.(...)




Em destak




Faleceu José Geraldes, director
do "Notícias da Covilhã"


José Geraldes, director do “Notícias da Covilhã”, e ex-professor na Universidade da Beira Interior, faleceu aos 71 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, vítima de doença prolongada.

O Padre José de Almeida Geraldes, natural de Casegas, ganhou notoriedade na realidade eclesial da emigração, em Paris. Foi membro do Conselho Presbiterial de Parisa e coordenador da pastoral dos Portugueses em Paris. Também aí se ligou definitivamente à comunicação social, tendo sido director do jornal “Presença Portuguesa”. O jornalismo, aliás, havia de dominar o seu percurso, quer no plano profissional, quer académico. Foi chefe de redacção e, desde 1989, director do “Notícias da Covilhã”. Na Universidade da Beira Interior, participou na coordenação do lançamento da licenciatura em comunicação social, tendo leccionado várias cadeiras. Entre muitos cargos que desempenhou, foi director do Centro Cultural e Social da Covilhã e dirigiu o secretariado Diocesano das Comunicações Sociais. Em Outubro de 2008, foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade da Covilhã.

Sem comentários: