terça-feira, julho 14, 2009

"As Redes Sociais e o Turismo em Portugal"

Como “player” na área do Turismo na Serra da Estrela, Marketeer e entusiasta fervoroso da “WEB 2.0” e em particular do “social-network”, observo com bastante atenção e de modo participativo às mudanças que estão a surgir no modo como o Turismo em geral, bem como os agentes envolvidos estão a acompanhar o fenómeno das redes sociais.



As redes sociais na Internet são um fenómeno que vieram para ficar, tendo como base a interacção e a troca social entre as gentes ( genericamente indivíduos ou organizações ) que se encontram ligados entre si através de um ou mais tipos de interdependências, como valores, visões, ideias, trocas financeiras, amizade, negócios, etc.



As redes sociais na Internet deixaram de ser apenas um espaço para encontrar amigos perdidos no tempo. Plataformas como o Facebook, Hi5, Flickr, e mais recentemente o Twitter servem agora para comprar ou vender produtos, trocar contactos e experiências de trabalho, apresentar estratégias e oportunidades de negócio ou até mesmo promover o Turismo.



Estes são apenas alguns exemplos da panóplia de fins que os portugueses dão actualmente às redes sociais na Web. Espaços virtuais que permitem "muito mais" do que interagir com amigos ou familiares, já que propiciam a partilha de interesses e actividades comuns, que depois podem ter efeitos no mundo real.



Com a crescente utilização da Internet por parte do cidadão, os próprios agentes Turísticos perceberam que podem estar mais perto dos seus potenciais consumidores ao interagirem directamente através de plataformas como o Twitter. Organizações Institucionais já aderiram a estas novas formas promocionais das regiões turísticas onde estão inseridas.



Para além dos seus próprios sítios, as organizações como a Turismo de Portugal está presente no Twitter, bem como as respectivas como a região de Turismo do Centro que para além do Twitter marca a sua presença no Flickr.



A Região de Turismo do Algarve marca a sua presença no Twitter de forma institucional dando informações úteis aos seus "followers".



Um outro exemplo destas práticas inovadoras é a Fundão Turismo E.M. , que percebeu desde logo as virtualidades do serviço de microblogging Twitter divulgando através deste serviço todas as suas actividades e eventos aos seus alvos potenciais. Um outro exemplo de boas práticas na utilização das redes sociais são as Aldeias de Xisto que utilizam também o Twitter para promover as actividades e beleza que proporcionam no Interior de Portugal.



Para além das organizações Institucionais estão também presentes agentes empresariais os quais aproveitam estas novas formas de comunicação para promoção das suas próprias Unidades.



Como bons exemplos dessas praticas estão o Hotel de Faro no Algarve o qual promove de uma forma inovadora as suas instalações bem com a própria região envolvente, colocando on-line fotografias quer do próprio restaurante como também da paisagem aguçando desta forma o apetite aos “Twitters” a uma possivel visita. Preços especiais são também lançados por forma a tornar o Hotel Faro um”following” interessante. Exemplo de boas práticas é também a Casa do Fundo na Serra da Estrela. Presente no Flickr é no Twitter que para além da auto promoção pretende informar todos os seus seguidores das várias actividades existentes na Região. A Casa do Fundo até já galardou um dos seus seguidores com a oferta de um fim de semana na Serra da Estrela.



As próprias agências de viagens e os operadores estão atentos a esta nova forma de comunicar e estão também a divulgar os seus produtos turísticos e promoções através do Twitter. O Portal de viagens de férias na Internet QueroViagens.com lança regularmente os seus produtos e promoções através do Twitter.



É de salientar o facto de em Portugal se ter observado o potencial das redes sociais e estas estarem a ser um bom veículo de comunicação quer por parte das Instituições bem como dos empresários, por forma a promover o Turismo interno e externo.




Sem comentários: