quinta-feira, setembro 28, 2006

Chávez usa Sócrates em campanha

O Governo português «não tinha conhecimento» da existência de um cartaz em Caracas exibindo uma imagem do primeiro-ministro, José Sócrates, com o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, e «não tem qualquer comentário a fazer», disse ao Diário de Notícias o assessor de Sócrates, David Damião.

A notícia surge na capa do jornal matutino e, tal como a foto que o PortugalDiário publica, mostra Hugo Chávez sentando ao lado de José Sócrates, numa visita que o presidente venezuelano realizou a Lisboa. As palavras que surgem sob a imagem, neste cartaz exposto numa rua de Caracas, dizem: «Rompendo o bloqueio. Venezuela é respeita!». Segundo avançou a Lusa, «o painel faz parte de uma série de reproduções de Chávez com presidentes e importantes personagens da vida política internacional, de países com quem Caracas mantém relações».

A fotografia foi tirado em Julho e há duas semanas foi erguida em formato de cartaz, na estrada do aeroporto da cidade, segundo apurou o encarregado de negócios da embaixada portuguesa no país, Emídio da Veiga Domingos.

Chávez, que está em pré-campanha para as eleições presidenciais de Dezembro, irá aparecer ao lado de outros líderes internacionais numa série de cartazes, mas Sócrates será o único europeu. Segundo Veiga Domingos, a lista conta também com o líder cubano, Fidel Castro, o Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, entre outros.

No cartaz pode ainda ler-se o nome do primeiro-ministro de uma forma diferente da que estamos habituados - «José Sócrates Carvalho» - com a bandeira portuguesa rematando a legenda.

PortugalDiário

Sem comentários: