quarta-feira, setembro 20, 2006

Terroristas em Portugal?!

O terrorismo é na sua essência condenável pois a sua acção atinge na grande maioria das vezes pessoas inocentes que nada têm a ver com as causas que hipoteticamente combatem os terroristas. Não há nada que justifique a destruição da vida humana.

Na nossa sociedade temos necessidade de classificar, organizar, catalogar tudo, a literatura, a música, as pessoas e os “grupos” político/sociais não oficiais, ou organizações não governamentais se preferirem, não escapam a esta necessidade. A EU e os EUA fazem o favor de colmatarem esta “nossa necessidade” e classificam quem destas organizações é ou não é um grupo terrorista. Nessa extensa lista surge então as FARC. Mas serão as FARC um grupo terrorista?

As FARC são o grupo de guerrilha mais antigo do mundo, similar a tantos outros que foram aclamados pelos que agora se indignam pela sua presença em Portugal. Lembram-se do grupo do, agora Presidente, Xanana que lutou quase 30 anos pela libertação de Timor, seriam também um grupo de terroristas?

As FARC querem somente conquistar para o povo a dignidade, a paz e a justiça social, libertando o povo colombiano do jugo do governo dos EUA e da CIA, que tem sucessivamente desde o final da década de 50 colocado fantoches no poder. Compactuado com a delapidação dos direitos do povo e com os grandes barões da droga, que com toda a certeza têm financiado o esforço de guerra dos governos norte americanos e as respectivas campanhas eleitorais.

Estes governos fantoches mataram milhares de cidadãos homens, mulheres, crianças das franjas mais desfavorecidas da população e muitos dos políticos que fazem frente ao regime que vigora no país. Arrasaram populações inteiras das regiões campesinas seguindo as orientações do Departamento de Estado norte-americano pois temia-se outra revolução como a cubana. E agora não sei muito bem qual é o motivo oficial mas continuam a matar, ainda à pouco tempo mataram na capital umas dezenas de inocentes e atiraram as culpas para os tais “terroristas”.

Então e o povo colombiano? Durante todo este episódio criado pela presença de propaganda das FARC no nosso país não ouvi uma palavra de preocupação com a situação do povo colombiano nem uma palavra de solidariedade. Quanto a isso nem uma referência nos média dominantes nem nos famigerados Blog’s arautos da demo - cracia. Quais as razões para este silêncio? Estarão mesmo interessados nas “maldades” das FARC?
Naaaa! Isso não interessa nada! Os interesses são outros. E já todos sabem o porquê deste alarido, a preocupação não está nas FARC nem nos alegados actos terroristas que cometem, ninguém está preocupado com o povo colombiano, as preocupações são outras. Os alvos são outros. Mas como todos também agora sabem, ou pelo menos desconfiam, o terrorismo e os terroristas da lista dos EUA e da EU têm as costas largas.

Até breve,
El Touchê

Sem comentários: