sexta-feira, setembro 29, 2006

Dia da Feira de S. Miguel

Cerca de 350 feirantes participam desde ontem na histórica feira anual de S. Miguel, no Tortosendo, atribuída à vila no reinado de D. Dinis. O certame, que tem hoje o seu dia forte, começou por ser realizado na Covilhã, mas, “na sequência de uma zaragata, o rei D. Dinis decidiu transferi-la para o Tortosendo”, contou ao Diário XXI, João Esteves funcionário da Junta de Freguesia, com base num opúsculo sobre a origem da feira.

Realizada nas ruas do Bairro do Cabeço, um dos mais populosos da freguesia, a feira começou ontem com a actuação do artista português José Malhoa, mas o dia consagrado ao S. Miguel é hoje, sexta-feira. De véspera e no próprio dia da feira, são muitas as pessoas que se deslocam ao Tortosendo, para comerem as tradicionais sardinhas, que outrora eram alimento essencial para a população, broa de milho e o vinho da região.
Ao longo das ruas, os visitantes podem comprar de tudo um pouco, desde calçado, vestuário, louças, vidros. No entanto existem certas particularidades que a distinguem. “É aqui que se transaccionam grandes quantidades de cebolas, alhos nozes e sementes”, explica João Esteves. Talvez por isso haja até quem lhe chame a feira das cebolas ou das nozes.

Diário XXI

Sem comentários: