quinta-feira, setembro 28, 2006

Raízes Musicais da Beira Baixa

Ritmos cardíacos de funda ancestralidade, as cantigas populares são retratos da alma de um povo.
À procura dessa alma antiga, e da invenção melódica do povo – uma das formas mais difíceis de invenção artística –, o maestro Fernando Lopes Graça recolheu criticamente cantigas tradicionais da Beira Baixa, incluídas na Antologia «A Canção Popular Portuguesa» lançada sábado último, e já apresentada por Kaminhos.
......................
Com polifonia espontânea – onde soam acordeões, concertinas, bombos, adufes, beiroas, ferrinhos, flautas, entre outros –, as composições poéticas da Beira Interior são retratos sociais, religiosos, agrícolas, propriedade espiritual das povoações. Acarinhar essa herança é dialogar com as raízes e fortificar a identidade. Estudá-la e saber extrair dela a arte é elevá-la a nível universal. Mas este é um repto aos músicos investigadores. A nós cabe-nos o papel de alertar para a inapreciável riqueza musical do nosso povo e, por isso, também nossa.
....................

Resultado da acumulação de elementos de civilização, as cantigas da Beira Baixa têm um reportório vastíssimo marcado pela diversidade e particularismo, prova da consciência que as diferentes populações mostram das canções que lhe são «pertença exclusivamente sua, a pontos de se acusarem frequentemente de latrocínio uns aos outros», diz Lopes Graça.
http://www.kaminhos.com/

Sem comentários: