terça-feira, setembro 19, 2006

Furacão "GORDON"

Os Açores estão habituados a tempestades, mas o furacão Gordon, que deverá atingir o arquipélago a partir de hoje à noite, é uma situação «anómala», disse à agência Lusa o meteorologista Diamantino Henriques.
O furacão Gordon deve atingir o centro do arquipélago a partir desta noite, uma situação que «não é nada normal» para as ilhas, disse o especialista do Instituto de Meteorologia.
O Gordon, que chegou a prever-se que perdesse força e chegasse aos Açores como tempestade tropical, deverá atravessar as cinco ilhas do Grupo Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) como furacão, admitindo-se que depois diminua de intensidade. Diamantino Henriques adiantou ainda que várias tempestades tropicais passam junto ao arquipélago açoriano, mas, regra geral, desviam-se para Norte, atingindo as ilhas com intensidade mais fraca.
O caso do furacão Gordon é uma «situação anómala» típica da atmosfera, considerou o especialista, que prevê que as rajadas de vento possam chegar aos 170 quilómetros por hora no Grupo Central das ilhas.
Nessas ilhas, a ondulação poderá chegar aos 12 metros, enquanto no resto do arquipélago não deverá passar dos nove metros.

Sem comentários: