quarta-feira, setembro 12, 2007

« Uma piscina nas Penhas com certeza»_Serra da Estrela_que saudades

Ainda se lembram desta piscina? E quantos anos é que já passaram desde o seu encerramento?

«Bons velhos tempos em que os veraneantes da zona das Penhas da Saúde tinham esta infraestrutura ao seu dispor. De um ano para o outro, o portão que dava acesso a este espaço deixou de se abrir e já lá vão uns anitos...

O que eu pergunto é porquê?

Será que esta infraestrutura não seria uma mais valia para toda a zona das Penhas da Saúde e para as pessoas que passam ali uns dias no Verão?

Ou será que há interesses por trás desta atitude por parte de quem detém o controlo desta infraestrutura?

Há uns tempos disseram-me que a responsabilidade desta situação era da empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela e que a mesma não se mostrava interessada em reabrir esta piscina com vista a que os interessados se desloquem até à piscina que existe no Hotel Varanda dos Carqueijais.

Se é verdade ou não, não consegui confirmar tal informação, mas uma coisa é certa, uma infraestrutura deste género, que é praticamente auto-suficiente e sustentável não tem justificação para manter as portas fechadas.

Em jeito de conclusão restam-me dizer três coisas:

1 - em relação ao presidente da CMC, uma mini "qualquer coisa" de montanha deve ser constituída não apenas por chalets dubiamente legalizados, mas também por infraestruturas que sirvam a população (sem entrar em megalomanias, claro).

Para quem em tempos referiu que "mais importante que as florinhas são as pessoas", este post relata um belo exemplo de como são tão bem tratadas as pessoas nesta sua mini "qualquer coisa" de montanha.

Talvez os milhões que estão a ser gastos na piscina-praia-imitação-da-piscina-praia-de-Castelo Branco, pudessem ser em parte aplicados na recuperação desta infraestrutura.

2 - relativamente aos responsáveis que gerem os 100 milhões de euros do programa PITER, será que não têm uns trocos para recuperar este local?

Esta centena de milhões de euros será provavelmente a última oportunidade para se fazer algo de jeito com a nossa Serra. Cá estaremos para avaliar a sua aplicação.

3 - por fim, e para quem de direito, será que não seria possível "entregar" a infraestrutura em causa a quem deveras estivesse interessado em a explorar? Certamente haveria alguém interessado na mesma, ou não?

Em vez disso o que temos? Uma piscina que de ano para ano se vai deteriorando cada vez mais, e que quando a quiserem reabilitar, certamente muito mais caro irá ficar esse trabalho.

Enfim... é o que dá sermos um País rico...»

http://www.estrelanoseumelhor.blogspot.com/

Sem comentários: