quinta-feira, setembro 27, 2007

Breves da Gazeta do Interior


Aumento de água "esconde" outros motivos
A próxima Assembleia Municipal adivinha-se "quente" sobre as recentes decisões da maioria PSD

Os socialistas da Covilhã prometem duro debate na próxima Assembleia Municipal, a realizar-se na próxima semana, sobre a proposta dos recentes aumentos de água ao consumidor, aprovado pela maioria do executivo. A concelhia do PS, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, referiu-se tratar-se de "aumento do preço de os covilhanenses bebem em 10 por cento". Isto significa, dizem, "que para um agregado familiar de quatro pessoas, com um consumo médio de 12 a 16 metros cúbicos de água, representa um aumento entre seis a 10 euros na factura da água". Os socialistas querem saber "porque razão aumentou os preços da água, o actual executivo da Câmara?". Por outro lado, interrogam, "terá sido para melhorar a qualidade do serviço prestado, terá sido para promover um consumo mais racional e qualidade da água, como é aconselhado internacionalmente pelos diferentes organismos".

.............................

Coro de Cipriano brilha na Dinamarca
O Coro Misto da Beira Interior, (ex-Coro Misto da Covilhã), terminou no passado fim-de-semana a sua primeira digressão da época 2007/8, com concertos na Dinamarca e Suécia.

No dia 19 o Coro, tal como previsto, jantou na casa oficial do Embaixador de Portugal em Copenhaga, tendo sido entregue toda a discografia do Coro ao Embaixador que se revelou um profundo conhecedor do currículo do Coro Misto. No dia 20, o primeiro concerto teve lugar na Christians Kirke. Com a igreja praticamente cheia, o Coro interpretou obras de Mozart, Brucker, Luís Cipriano, Casciolinni entre outros, realizando assim um programa de Música Sacra com uma abrangência de quatro séculos. Terminou o concerto com os tradicionais "Bravos", e inevitavelmente o Coro realizou o tradicional "Encore". Muitas foram as pessoas que felicitaram Luís Cipriano e os membros do Coro a começar pelos Embaixadores de Malta, México, Estónia e Ucrânia que estavam presentes no Concerto. No dia seguinte na Hjerte Kirke, foi a vez de apresentar um programa de música popular portuguesa, do CD Música dos nossos avós 2. Este concerto teve a característica de ser comentado, neste caso em inglês, de modo a que os dinamarqueses compreendessem a música de Portugal e as suas origens. Mais uma vez os dinamarqueses renderam-se à prestação do Coro Misto da Beira Interior como confirmaram os longos aplausos até o último elemento do Coro sair de palco. Neste concerto estiveram também presentes os Embaixadores da China, Costa Rica, Costa do Marfim e Letónia que felicitaram o Coro pela qualidade apresentada. De realçar a presença de vários escritores dinamarqueses assim como a tradutora dos livros de Saramago, uma apaixonada pela cultura portuguesa.

www.gazetadointerior.pt

Sem comentários: