quinta-feira, setembro 20, 2007

PROJECTO INSTALADO NO PARKURBIS SOMA PONTOS NO ESTRANGEIRO


Centro apoia empreendedores

As metodologias utilizadas já permitiram instalar 16 empresas no Parque de Ciência e Tecnologia

O Centro de Apoio à Inovação e ao Empreendedoris-mo (CAIE) da Covilhã vai ser um dos projectos europeus difusores de boas práticas para empreendedores no âmbito do programa B-Europe, disse à Lusa Pedro Farromba, director do Centro.

O B-Europe - Best Path-ways to Entrepreneurship é uma parceria transnacional constituída pelos projectos CAIE (Portugal), Ciudades del Acero (Astúrias), E-Lab (Cata-lunha) e New Chance (República Checa), co-financiada pelo programa Equal.

Cada um dos projectos desenvolveu diferentes formas - adaptadas a cada Região - de promoção do empreendedo-rismo e acompanhamento de ideias de negócio, que levaram à criação de novas empresas.

As experiências e boas práticas de cada projecto foram apresentadas no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (onde está sediado o CAIE), no encontro final da parceria.

"Desde 2005 desenvolvemos um conjunto de meto-dologias que permitem ajudar as pessoas a ir da ideia à empresa. A terceira fase do trabalho em rede destes quatro projectos prevê agora disseminar essas boas práticas a outras entidades para que as ponham também em prática", explicou Pedro Farromba.

"A partir de Outubro, vamos desenvolver encontros em redes temáticas para continuar a divulgar as boas práticas na área do empreen-dedorismo", adiantou.

O CAIE nasceu em 2005 juntamente com o Parkurbis, direccionado para a criação de empresas de base tecno-lógica.

"As metodologias utilizadas permitiram instalar 16 empresas no Parque de Ciência e Tecnologia da Co-vilhã, criar um clube de business angels [apoio ao investimento] na cidade e organizar uma bolsa de ideias", disse Pedro Farromba.

Por sua vez, na República Checa, o projecto New Chance - Eurobusinesswoman of the 21st century já ajudou a criar nove negócios e outros deverão arrancar até final do ano. É dirigido especificamente às mulheres da região Usti, no noroeste do país, na fronteira com a Alemanha.

"É uma velha região industrial, onde muitas firmas desapareceram do mercado ao longo dos anos e que agora se encontra em reconstrução económica, pelo que o empre-endedorismo é uma das soluções", explicou à Lusa Manfred Hellmich, representante do projecto.

Na região espanhola das Astúrias, o projecto Ciu-dades del Acero - Un Espacio Emprendedor levou desde 2005 à criação de cerca de 250 micro-empresas junto da população mais vulnerável.

Gazeta do Interior

http://www.fade.es/proyectos/ciudadesacero/

http://www.equalasturias.net/proyecto.php?id=4

Sem comentários: