quinta-feira, novembro 16, 2006

Certificação de competências até ao 12º ano no CILAN

Adultos interessados poderão fazê-lo a partir de Janeiro
Os adultos que não concluíram o ensino secundário e que têm um mínimo de três anos de experiência profissional vão poder obter, já a partir de Janeiro, um certificado das suas competências. Actualmente, 50 dos 270 Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) estão já aptos a dar seguimento a este processo, que é semelhante ao já existente para os adultos que não tenham concluído o ensino básico, ou seja, o 9º ano.
......................................
De modo a conseguirem obter o certificado, os candidatos têm que demonstrar que adquiriram ao longo da vida um conjunto de conhecimentos e competências que nunca lhes foram reconhecidas legalmente.
....................................
Para isso, serão avaliadas as suas competências em áreas tão diversas como cidadania e profissionalidade, sociedade, tecnologia e ciência, cultura, língua e comunicação. Desta forma, a cada candidato será pedida a organização de um dossier onde "farão prova" das experiências que considerem relevantes para a certificação. Depois da avaliação por parte dos técnicos CRVCC, e mediante as lacunas apresentadas, os adultos poderão ter que frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos.(...)

Sem comentários: