terça-feira, novembro 28, 2006

Federação quer massificar o esqui e descobrir novos atletas

Nova sede e objectivos ambiciosos. Aulas gratuitas de esqui para alunos da Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras, são uma das novidades da Federação Portuguesa de Esqui, que recebeu do Estado um apoio à modernização e tem uma nova sede na Covilhã.
A Federação Portuguesa de Esqui (FPE) vai levar alunos da Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras, da Covilhã, para aulas gratuitas de esqui na Serra da Estrela. A ideia é massificar a prática do desporto de Inverno e cumprir assim um dos objectivos da FPE: “Desenvolver, incentivar e dinamizar a prática de desportos de neve como actividade formativa, desportiva e cultural, representando-a dentro e fora do País”. As aulas gratuitas “são um dos passos”, refere Jorge Fortuna Pombo, presidente da direcção da Federação e que é também docente na Escola Quinta das Palmeiras.Está previsto que, todas as quartas-feiras, alunos daquele estabelecimento de ensino comecem a ter aulas na pista sintética de Manteigas. “Sempre que houver neve, vão ter aulas na estância de esqui da Torre”, acrescenta José António Pinho, presidente da FPE.“Queremos atrair cada vez mais pessoas, sobretudo os jovens da nossa região”, sublinha.
...................................................
NOVA SEDE E APOIO DO ESTADO
As novidades foram anunciadas na última sexta-feira, durante a Grande Gala de Esqui Alpino, nas Penhas da Saúde, no Hotel Serra da Estrela, e em que a FPE entregou os prémios relativos à temporada 2005/06 a cerca de três dezenas de atletas de vários escalões etários.Este ano, a Federação foi contemplada com um apoio de 88 mil euros do Instituto de Desporto de Portugal (IDP), no âmbito do programa “Modernização das Federações Desportivas”, que concedeu verbas a 48 entidades de vários pontos do País. As verbas vão ser aplicadas na modernização da sede, na Covilhã, na aquisição de material técnico para a realização de provas na Serra da Estrela e na compra de uma viatura de nove lugares.A sede funciona também num espaço novo, alugado nas Galerias São Silvestre no centro da cidade. A FPE tem um orçamento anual de cerca de 100 mil euros, financiado quase na totalidade pelo IDP.

Sem comentários: