segunda-feira, novembro 27, 2006

A China ameaça «todos os sectores», diz Paulo de Oliveira

A China «é uma verdadeira ameaça para todos os sectores», aponta o líder europeu dos lanifícios considerando que a globalização é um movimento «desregrado» e de concorrência desleal entre o gigante asiático e a Europa.

Numa entrevista ao Jornal de Negócios desta segunda-feira Paulo de Oliveira, presidente e fundador do maior produtor de lanifícios da Europa, condena «esta globalização selvagem» e acusa o comissário europeu Peter Mandelson de ser «um dos maiores responsáveis pelas desastrosas consequências económicas e sociais que ela irá originar».

A China tem capacidade para arrasar quase todas as indústrias da Europa (não só o têxtil), pelas armas desiguais com que concorre no mercado mundial, considera o homem que nos últimos três anos e meio visitou a China 12 vezes.

Mesmo assim, o presidente e fundador do grupo Paulo de Oliveira, da Covilhã mostra-se optimista quanto ao futuro, apesar de prever um mau cenário para muitos industriais: «Em Portugal, fecham quase todas as semanas empresas e o ministro da Economia diz que temos vantagens com a globalização».

Dinheiro Digital

Sem comentários: