quarta-feira, novembro 08, 2006

Blog provocou-lhe «problemas de saúde»

O presidente da Câmara da Covilhã classificou esta quarta-feira os artigos de um blog anónimo como a maior ofensa de que foi alvo em 20 anos de vida pública, na primeira sessão do julgamento por difamação, noticia a agência Lusa.

O autarca Carlos Pinto falava no Tribunal da Covilhã, no início da primeira sessão do julgamento por difamação do alegado autor do blog «Chicken Charles - o anti-herói», numa queixa-crime movida pelo presidente da Câmara Municipal.

No banco dos réus está David Duarte, de 29 anos, desenhador e residente na vila da Boidobra, junto à cidade, e que nega ser autor do blog. Segundo a acusação, o correio electrónico do blogue (chickencharles@iol.pt) foi criado a partir do endereço IP do computador da casa de David Duarte, o que levou a que fosse indiciado pelo Ministério Público.

O pai do réu foi uma das testemunhas ouvidas e confirmou a tese da defesa, segundo a qual qualquer outra pessoa podia ter tido acesso à Internet através da ligação na casa em que o réu vive com os pais e um irmão. Segundo referiu, aquela ligação é partilhada entre amigos e familiares que frequentavam a habitação e também por dois sobrinhos que vivem num andar inferior do mesmo edifício.

Foram ainda ouvidas quatro testemunhas de acusação que garantiram ter testemunhado o incómodo causado pelo blog ao autarca e adiantaram acreditar que os artigos partissem de fonte ou fontes próximas da vida do município.

Para o autarca, «a sistematização dos textos» revela «um objectivo preciso» de humilhação do seu nome «e não apenas uma brincadeira». Por outro lado, a informação utilizada sugere, para o autarca, que foram utilizadas fontes locais.

«Quem não se sente, não é filho de boa gente», acrescentou o presidente da câmara, ao justificar a acção judicial que moveu. O autarca diz que o conteúdo do blog lhe provocou problemas de saúde, mesmo ao nível físico.

«Muitas pessoas indignadas falavam-me do assunto. Eu nunca tive conhecimento de uma situação [que me afectasse], desta dimensão, durante os meus 20 anos de vida pública, 13 dos quais como presidente de câmara».

PortugalDiário


Detive-me nesta frase deste artigo: "Por outro lado, a informação utilizada sugere, para o autarca, que foram utilizadas fontes locais."

Ai sugere??? Quer isto dizer que para a construção desta fábula foram utilizadas fontes ligadas ao municipio, ou sejam, fontes que sabem o que se passa no municipio. , logo fontes com alguma credibilidade. Se calhar as acusações que se fazem na fábula são mesmo verdadeiras... e a carapuça assentou-lhe... Não admira que tenha tido problemas de saúde...
Agora é que fico a pensar mesmo que se enganaram no arguido...

Ver também esta noticia em Kaminhos

Sem comentários: