quinta-feira, março 05, 2009

Serão 4...ou não haverá um 5º aí pelo meio !!!

CONSELHO GERAL
ESCOLHE REITOR

São quatro os candidatos para o cargo de reitor da universidade da Beira Interior. Todos são professores da UBI, dois da área das engenharias (Santos Silva e Jorge Barata), um das artes e letras (António Fidalgo) e outro das ciências da saúde (João Queiroz)

A António Fidalgo e João Queiroz, que apresentaram publicamente a sua candidatura, juntam-se os nomes de Manuel Santos Silva, actual reitor da instituição, e Jorge Barata, presidente do conselho científico da faculdade de engenharia e o segundo professor mais antigo da UBI, na corrida para o cargo de reitor da UBI.

O prazo de apresentação das propostas terminou ontem e são estas as candidaturas que o conselho geral da UBI analisa no próximo sábado. Os membros do órgão máximo da UBI vão validar ou não as propostas entradas e marcar as audições públicas dos candidatos, com a apresentação e discussão do seu programa de acção.

Só depois das audições, o conselho geral procede à votação, que é efectuada por voto secreto. O novo reitor tem que ter a maioria dos votos, neste caso quinze .

O mandato do reitor tem a duração de quatro anos, renovável uma única vez, nos termos dos estatutos.

Paulo Pinheiro
RCB

Imagem via Carpinteira

19 comentários:

Anónimo disse...

Muita, mas muita, mas muitaaaaaaaaaa força Sr. Reitor Santos Silva.
Só consigo conseguiremos ultrapassar a crise. Se fosse a votos na Academia ganhava!!!
Agora terá de convencer o CG que a sua eleição é a mais sensata.
Sem desmerecer as outras candidaturas. Também seriam bons Reitores, mas achamos que só daqui a 4 anos.
Um grande abraço deste grupo que ficou muito feliz com a sua decisão.

Anónimo disse...

Engenheiros sensatos (plural?): Curioso que a candidatura revela tudo menos bom senso. Por muita estima que mereça uma pessoa não se deve perpetuar no poder... é difícil perceber isso?

Anónimo disse...

Muita, mas muita, mas muitaaaa força para ir buscar as pantufas sr Reitor....
Já é tempo para se retirar e dar lugar a outros que tenham verdadeiros projectos para a UBI.

Anónimo disse...

Santos Silva já teve a sua hora e o seu lugar...está na hora de novas ideias circularem nos corredores da UBI...Professor Doutor António Fidalgo acho que é o único com pulso forte para assumir esse cargo...

Anónimo disse...

Santos Silva devia ter sabido sair por cima. Saindo derrotado, sairá diminuído.

A sua recandidatura prova que afinal está mais agarrado ao poder que a um projecto de reforma da universidade. Aliás, nunca apresentou publicamente as suas orientações, a não ser no que tinha a ver com obras...

A sua recandidatura é um sinal de menoridade republicana perante aqueles que acreditam que as pessoas passam mas as instituições ficam.

Anónimo disse...

Força Professor Fidalgo,é o mais competente para o cargo!

Anónimo disse...

Tenham calma... Até irem a votos ainda muita coisa vai rolar e muita coisa vai mudar! Vamos assistir silenciosamente! =) Provavelmente nem teremos 4 candidatos a ir a votos...

Anónimo disse...

Quem vai desistir, caro anónimo?

Anónimo disse...

Força Professor JQ

Anónimo disse...

Não se esqueçam que a votação é tipo conclave. Santos Silva ainda tem condições para continuar e é a solução paraa transição. A UBI precisa de mudar rumo à investigação de qualidade, mas terá de haver uma transição serena. Não deverá ser com conflitos. SS já mostrou que tb é capaz de sacudir os oportunistas sem os ridicularizar.
Nas Ciencias a opinião generalizada é que ele é a solução sensata.
Concorso com os "Engenheiros sensatos"

Anónimo disse...

Conflitos e jogo sujo vem de quem está no poleiro.
Nas Ciencias a opinião generalizada é - 13 anos chega.

Anónimo disse...

Bem se viu como foi a votação nas Ciencias para o CG... foi à tangente por 4 votos.
E que tal os que se estão a acotevalar para apanhar umas vagazitas sem terem CV??? Querem um novo Reitor para poder subir sem merecer... toca a publicar os critérios de selecção como em qq concurso e vamos ver...

Anónimo disse...

Eu gosto do Professor Jorge Barata. Bom homem. Boas ideias. Uma boa solução para uma Universidade séria. Bem, se calhar é um candidato bom demais para esta Universidade.

Anónimo disse...

SS é um ditador disfarçado de homem tolerante. Pensa que é muito bom, mas numa Universidade do Litoral nem Professor Auxiliar seria. Só serve mesmo para o interior. SS o serrano labrego...

Anónimo disse...

Quem é que pôs cá a medicina? Quem evitou que a UBI tivesse um plano de sanemanto como outras instituições tiveram?
Quantos docentes da UBI têm um Premio Boa Esperança? Alguém sabe o que é? Hummmm…
SS não fez mais CV científico pq se dedicou à causa da UBI. E mais, não foi oportunista a pôr o nome nos artigos em vários Departamentos. Podia tê-lo feito. Até foi convidado várias vezes e sempre recusou: não vou pôr aí o meu nome, pq não particpei (disse educadamente há uns anos qdo foi convidado para participar num artigo). Até tinha condições para “forçar” a entrada em artigos e agora… apresentaria um grande CV. Mas foi humilde.
Errou, como todos erram. Agora daí a dizer que não fez obra pela UBI…. Foi um dos que mais fez pela instituição. E o que ganhou? Criticas.
Não quer dizer que os outros não sejam tb bons Reitores, mas, em tempo difícil de mudanças, é necessário serenidade. E SS é o que melhor conhece a casa e os bastidores.
É a minha opinião.

Anónimo disse...

concordo com a possivel desistencia...ainda vai mas é rolar muita compra, muito acordo. É so acçao.
força JB

Anónimo disse...

Sr. sensato, e o que conhece o sr. reitor de salas de aula, alunos e suas necessidades? Pouco. E todos os outros? MUITO. Numa universidade, a primeira preocupaçao deve ser: OS ALUNOS, e está tudo dito.
E isso de "o reitor faz", o reitor "dá as ordens", assina a papelada, pensa numas obritas, e vai fazendo umas coisitas verdade, mas (in)felizmente só tem sucesso porque tem uma equipa. E nessa equipa estão incluidos os outros três, mais experientes na acção Carissimos, entendam uma coisa, ss já nao é reitor da ubi, É O DONO!

Anónimo disse...

Jorge Barata candidate-se a outra universidade! Invista em Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto, quem sabe.
Esta não e para si! "Bom demais para esta universidade", portanto.
Parabéns anónimo, uma grande verdade.

Anónimo disse...

Sim, em obras é especialista ss e reconheço que muito fez...será que está na profissão errada?!