quinta-feira, março 19, 2009

CARTA ABERTA DE PEDRO VENÂNCIO A TODOS OS UBIANOS

Y AGORA?!

Passaram cerca de três meses desde as eleições para os órgãos sociais da A.A.U.B.I. e tenho observado passivamente a muita coisa que se tem passado desde então, até que chegou o momento de demonstrar a minha revolta e profunda tristeza pelo momento que a nossa associação vive.

Infelizmente a nossa academia mergulhou num período negro e de incertezas. Seja pelas regras impostas por Bolonha e pela reitoria, seja pela crise vivida actualmente na Associação Académica, o estudante sente-se cada vez mais isolado e pouco apoiado. Tem de haver quem nos defenda, junto das devidas entidades e esse alguém é claramente a associação que criamos para cumprir tal objectivo – a Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

Para além das actividades culturas (Semanas académicas, etc.), que diga-se, desempenham um papel importantíssimo na saúde financeira da instituição, os aspectos pedagógicos são, ou neste caso, deviam ser os que concentram a maior atenção por parte da direcção. Temos casos de colegas que de um dia para o outro se viram em situações económicas precárias devido ao despedimento de um ou mais pessoas do seio familiar, facto directamente relacionado com a crise que afecta o nosso país. Temos de fazer pressão junto dos serviços sociais da nossa Universidade para que aumentem o apoio a estes colegas, para que aumentem o numero de bolsas disponíveis e que aumentem a capacidade das residências!

Por falar em residências, relativamente a estas, foram impostas recentemente regras que não fazem qualquer sentido, as quais devem ser severamente criticadas! Como por exemplo a inspecção de que são alvo os residentes na Pedro Álvares Cabral (PAC). Todos os dias pelas 23 horas o segurança certifica-se de que ninguém externo, à mesma, se encontra nas suas instalações, caso encontre algum aluno não residente pede que este se retire. Esta atitude não permite assim aos alunos realizarem trabalhos de grupo ou o estudo colectivo inclusive, por vezes, chega ao ponto de verifica se se encontra alguém nos quartos, a fazer lembrar uma prisão... Outro problema que se verifica é o das cozinhas, foi substituída a placa de cozinhar, de tal forma que apenas tachos e panelas específicos podem ser utilizados nesta. O pior é que estes utensílios de cozinha custam no mínimo 30€... E ainda por cima desactivaram duas grelhas, o que deixa apenas outras duas disponíveis, provocando a existência de filas para cozinhar o que é inaceitável. Apenas referi alguns dos muitos problemas que estão a afectar os nossos colegas das residências e bolseiros.

Relativamente às regras impostas pela reitoria no que diz respeito ao processo de Bolonha, apenas nos resta esperar pela eleição do novo reitor, para depois entrar-mos em dialogo com este. Devem ser analisadas e bem estudadas todas as preocupações que andam na mente dos ubianos, mostrando assim ao novo reitor que não somos estudantes passivos e defendemos os nossos direitos. Para que isto seja possível, é fundamental que os nossos representantes (a A.A.U.B.I.) nos representem realmente e assumam uma imagem séria e dinâmica, coisa que infelizmente ainda não sucedeu desde que estes assumiram funções. Até agora o que fizeram foi criar intrigas, discussões e incertezas no seio da academia, que directa ou indirectamente nos afectam a todos. Ora chateiam-se e o presidente demite-se, mas depois volta e em cinco minutos já são novamente amigos, ora apresentam um cartaz fraquíssimo que o que até parece ter sido feito à pressão, quando tiveram tempo mais que suficiente para contratar artistas com relação preço-qualidade muito acima da média, ora dizem que remodelam o Bar Académico quando apenas meteram umas lâmpadas, uns cortinados e um LCD, ora brincam às Assembleias Gerais de Alunos, agendando-as e depois reagendando-as e por vezes não respeitando algumas regras fundamentais resultando na impugnação de uma delas, ora agendando também conselhos de núcleos na véspera e a más horas... Isto tudo mais parece uma novela mexicana de segunda categoria, onde cada semana que passa é um novo episódio.

Em Dezembro existiam duas listas concorrentes. As duas defendiam a verdadeira continuidade, mas apenas uma delas a iria colocar em prática de verdade, pois era constituída por pessoas que não pertenciam aos órgãos sociais da direcção transacta mas que contribuíram, e muito, com o seu tempo e muito trabalho ao longo do ano, o tal “amor à camisola”. Isto facilmente é verificado no ultimo evento, em que a AAUBI trabalhou com uma empresa de gestão de eventos, mostrando que este ano já não existe aquela “força humana” que caracterizou a Associação. E os estudantes que nesse evento trabalharam foi por parte dos núcleos intervenientes, graças a eles correu bem. Pois, acredito que realmente não consigam encontrar colaboradores que façam os que o do mandato transacto fizeram, dar o sangue e suor por uma causa – o de elevar o nome da A.A.U.B.I.. Infelizmente a única elevação que estão a realizar este ano é a da tristeza!

Mas o culpado desta situação toda sou eu! Sou eu porque permiti tais pessoas de assumir o poder, ao ter sido o máximo honesto e limpo na minha campanha, ao contrario de outros que ganharam erradamente a confiança de alguns colegas menos atentos. Felizmente alguns começam a abrir os olhos e a perceber o que se passou. Se o tivesse jogado igual (claro que não posso afirmar que a A.A.U.B.I. estaria melhor, pois nunca sabemos o dia de amanhã) uma coisa é certa, não existiriam estas palhaçadas que estão suceder umas atrás das outras. Não sou calculista nem politico, sou sim uma pessoa trabalhadora que acima de tudo prefere um bom ambiente de trabalho com pessoas simples e honestas a um grupo de presidentes de núcleos, com ambições partidárias e que nada de semelhante têm com o estudante regular, que tem dificuldades em arranjar um apoio financeiro para concluir um curso superior.

O estudante está farto de politiquices, a A.A.U.B.I. foi ocupada por políticos, que desconfiam uns dos outros, criando um péssimo ambiente de trabalho. E se não existe um bom ambiente, como existia no ano passado, não se desenvolve trabalho!

Não devia ter acreditado na palavra do presidente transacto que sempre me defendeu e apoiou, ao dizer que estava comigo e depois foi o que foi, levando com ele os nossos restantes colegas, que estavam nos órgãos sociais, através das suas palavras “bonitas”, porque a outra lista transparecia uma imagem de melhor estabilidade e trabalho... nota-se... sim senhor.

Não devia ter feito muita coisa e acreditado em muita gente, pois agora quem paga são os seis mil colegas, ao não terem ninguém que lhes defenda os interesses verdadeiramente.

Por fim deixo aqui um apelo a todos os ubianos: vamos marcar presença na Semana Académica que se aproxima, apesar do cartaz, como referi, não ser dos melhores, pois apenas assim poderemos fazer frente a uma eventual derrapagem financeira, colocando em risco todo o trabalho feito no mandato anterior e pior ainda, colocando em risco a saúde financeira dos núcleos directamente envolvidos no evento.

Viva a A.A.U.B.I.! (porque a associação é mais do que as pessoas que nela se encontram)


Saudações académicas a todos,
Pedro Venâncio,
Sócio AAUBI.

89 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que é que este gajo quer? Depois de ter levado uma lição das grandes nas urnas ainda continua a pensar que manda alguma coisa?

Devia era ter vergonha na cara...

Joao Viegas disse...

No entanto não ha nada nesta carta que seja mentira.

Anónimo disse...

Bem...quem tem dois dedos de testa so pode repudiar esta carta,pelo conteúdo,forma,e momonto da sua redacção.Carta cheia de hipocrisia e de malvadez e aproveitamento político claro.O último parágrafo é ridiculo.Sangue novo precisa-se urgentemente para bem desta academia.

Pura falta de classe.

Hachiko disse...

hummmm a carta nao tem mentiras, isso nao podem negar....

é a opinião de um socio descontente e deve ser levada a serio.

qt aos anónimos, não sabem sequer escrever o nome?

cobardia ou distracção?

Anónimo disse...

vamos marcar presença na Semana Académica

Olha mais um que quer formar uma empresa de festas com o nome AAUBI.

E menos erros? E se ligares o corrector de erros do teu editor de texto? Ou não aprendeste nada no curso de informática?

Desculpa, deves ser daqueles que nem as aulas vai…

Anónimo disse...

Quem tem dois dedos de testa não aponta uma mentira que seja em relação a carta no que toca ao que os alunos podem esperar da AAUBI, e é só isso que me interessa. Quem se sentir defendido pela associação e leia este post que diga alguma coisa.

Anónimo disse...

"entrar-mos" ou "entrarmos"????
Isto para não falar do resto...
Minha gente, comecem a ler umas gramáticas.
Pronunciem estas duas palavras: "leva-mos" e "levamos" e vejam qual é a diferença.
É o mesmo caso de "entrar-mos" e "entrarmos".

Anónimo disse...

é triste mas é verdade...
a politica falou mais alto que os interesses dos alunos!qto á carta do Venâncio, não tem nenhuma mentira,pois o sr Luís coelho, Rey,&cia, se tivessem vergonha não voltavam com a palavra atrás e demitiam-se em bloco.Resumindo,quem se deu mal no meio disto tudo foram o Venâncio e o Coelho,o primeiro porque perdeu as eleições, o segundo porque ainda não foi desta que ascendeu ao tão almejado cargo "tacho" de presidente para poder fazer ainda mais figura de cagão e de gabarolas, que infelizmente já não cola pois os podres do psd/jsd vieram ao de cima !ps deixa essa figura de betinho dos ciganos,entenda-se contrafeito,e assume que isso é so fachada pois tens queda mas n tens onde cair e podes ter a certeza que não é na AAUBI que vais ter...

Anónimo disse...

quem escreveu devia ter vergonha pela quantidade de erros... tá assinada por Pedro Venancio, mas pode ter sido a "secretária".

Sinceramente, para quê esta carta? É alguns tipo de jogo politico? Para depois dizer que todos deram um voto de confiança à actual direcção da AAUBI e caso corra mal ser o primeiro a estar lá para criticar e apontar o dedo!?!

... como diz o ditado popular chinês: "Quem aponta um dedo a alguém tem três dedos na mesma mão a apontarem para si próprio"

Hachiko disse...

xiiiiii já começam com a coisa dos erros ortográficos e que ninguém se pode enganar a escrever algo!!

Eu gostava de ter lido a carta dodemissão do sr João Rey a ver se tinha erros ortográficos.


Quanto aos anónimos volto a dizer: "São cobardes ou distraídos para não assinar?"

Eu podia adivinhar aqui nomes de alguns, mas depois ainda me chamavam de maia e me pagavam martinis no buda bar.

ps: qts erros ortográficos dei eu? Percam lá tempo da vossa vida a contar, porque a piada disto é que se calhar os que criticam os erros são os mesmos que fazem a lindas atas, que mais se deviam chamar rascunhos das AGA's...

e agora para terminar e tentando citar algo que se passou na ultima AGA e nao sei se ficou na ATA

Luís: Rey, tu magoaste-me, mas sabes que eu gosto muito de ti!
Rey (do outro lado) : Luis, tu tb me magoaste! Mas eu tb gosto muito de ti.


afinal temos união na AAUBI

Anónimo disse...

Relativamente à residência PAC houve motivos que obrigaram à mudança das antigas placas eléctricas pelas placas de indução e esses motivos foram a falta de civismo e negligencia dos próprios residentes.
Quanto aos seguranças, que iniciaram o seu serviço no inicio de Janeiro, a residência funciona muito melhor com a presença deles. A regra de "às 11 os visitantes saem" sempre existiu e há motivos para que assim seja.
Para além do mais os próprios residentes podem tomar medidas, se nunca as tomaram se calhar é porque acham que as coisas estão bem...

Anónimo disse...

Fernando Jesus a presidente da AAUBI!!!

Anónimo disse...

Neste caso o que interessa não é se tem erros ou deixa de ter mas sim o descontentamento de um sócio da AAUBI. Em relação a carta estou de acordo em relação a muitas críticas expostas mas não a maneira como a carta foi redigida, é uma maneira de dizer "deviam-me ter escolhido a mim e não a ele" e isso é coisa que não se deve fazer seja-se politico ou não, não é moralmente correcto.
Em relação a parte "vamos marcar presença na Semana Académica que se aproxima" sinceramente ao olhar para o cartaz a vontade é pouca ou nenhuma, não é preciso olhar assim tanto para trás para ver que já houve cartazes bem melhores que este (piores não me consigo lembrar de nenhum).
Há uma certa contradição nesta carta pois primeiro fala nas dificuldades economicas dos estudantes e no final diz para todos irem a semana academica para bem da aaubi mas se repararem é para mal das carteiras dos estudantes...

Anónimo disse...

Só me dá pra rir com os anónimos...
Então aquilo que vocês têm a evidenciar são os erros ortográficos? É bom sinal... sinal de que tudo o que o Venâncio disse é verdade.
E está bem explicito que o pedido de presença na SA é para não haver um buraco financeiro, ou seja, é para bem da AAUBI, mas se calhar vocês só sabem escrever direitinho mas não sabem interpretar!!

"Carta cheia de hipocrisia e de malvadez e aproveitamento político claro." E se for? Não é aquilo que os que estão na AAUBI fazem? Se calhar chegou a hora de jogar como eles e virar o feitiço contra o feiticeiro...
Não defendam aqueles que vocês não conhecem pois são lobos em pele de cordeiro!
E se Venâncio não ganhou se calhar foi mesmo por aquilo que ele disse "Mas o culpado desta situação toda sou eu! Sou eu porque permiti tais pessoas de assumir o poder, ao ter sido o máximo honesto e limpo na minha campanha, ao contrario de outros que ganharam erradamente a confiança de alguns colegas menos atentos"

Mas parece que afinal ainda há "colegas menos atentos"

Gonçalo Marques disse...

Para começar as eleições já lá vão como é referido na carta! As regras gerais de avaliação ou "regras impostas por Bolonha e pela reitoria" já foram objecto de análise pelos órgãos e foi dado como suspenso o artigo que os alunos se queixavam à semelhança de outros anos e de outras universidades. A pedagogia é tida em conta pela direcção e jamais foi descurado. A pedagogia é, em muito, um trabalho que não se nota tanto como uma festa que se vê o que se trabalha. Em relação à acção social enunciada, é verdade, que a nossa universidade apresenta, logo por si, uma taxa muito baixa de rendimentos familiares. Acção social da UBI tem sido pressionada para ajudar como pode. Os mecanismos existentes têm funcionado como podem. O facto de o aluno não ter dinheiro, normalmente é coberto por vergonha tornando-se complicado encontrar os casos. Se chegarem à AAUBI a expor o caso não acredito que não ajudem esse aluno junto dos Sociais. Em relação às residências não se pode aumentar a capacidade. Só com obras aumentando o espaço físico ou construindo novas. Acreditem que as pessoas que realmente precisem têm acesso privilegiado às residências. Pois, um dos objectivos é proporcionar um alojamento de cariz social e é atribuído alojamento por candidatura. As regras da residência fazem sentido por abusos de anos anteriores e já existia a regra de poder ter visitantes até às 23h. As mudanças foram as novas placas nas cozinhas e uma empresa de segurança.
Pontos negativos: incompatibilidade com os tachos e maior rigidez no regulamento.
Pontos positivos: melhor manutenção, menos barulho, maior organização e as placas funcionam de forma mais rápida (o que se cozinhava em 60 min agora 30min basta!). Até o canal Sport TV e outros canais temos nos televisores da Sala de Convívio.
"…Chega ao ponto de verifica se se encontra alguém nos quartos, a fazer lembrar uma prisão... " os seguranças batem à porta e pedem aos visitantes que respeitem as normas do regulamento. Não andam a verificar nos quartos uma vez que têm a relação das pessoas que entraram e quem vêem visitar (e bem). Nas prisões as pessoas não podem sair mas não podem fazer barulho como já se teve porventura. Ainda não constatei nenhuma fila para cozinhar.
Para ti o cartaz é fraquíssimo para mim não. Temos igual a serenata, noite de tunas e arraial à semelhança de outros anos. O que difere é Deolinda e Perfume são grupos de actualidade. Linda Martini foi um sucesso o ano passado. Sinceramente pensa-se ainda sem meter a mão ao bolso e analisar se existem possibilidades de melhor cartaz. O Bar Académico foi realmente objecto de melhoria. Tenho pena que te sintas culpado por ter uma campanha limpa. Deverias ter orgulho! Em relação ao grupo de Presidentes de Núcleos é natural que assim fosse à semelhança da FAP ou de outras Universidades onde se encontram no Núcleos e conhecem o trabalho feito e já apresentam alguma experiência. Poderiam haver ainda assim Presidentes de Núcleos humildes, simples e honestas! Acredito que pessoas tenham ambições políticas estejam na AAUBI mas esta não contribui assim tanto para tal como AAC ou UM em que os presidentes trabalham em política educativa (em regime quase exclusivo ou maior proporção). AAUBI é política e todos nós somos políticos porque somos agentes da democracia! Agora temos de remeter a AAUBI como apartidária!
AAUBI é um organismo que nos remete respeito e como tal tenho respeito por quem levou, leva e leverá o trabalho além Casa Azul. Gosto de ver cartas mas devem ser remetidas á AAUBI para que tal seja melhorado. Que melhorou com esta carta? Se calhar se fosse entregue na AAUBI ou falada em AG se calhar poderia ter mais impacto. Parabéns pelo diagnóstico e que soluções apresentarias?
Apelo para assistirem às audições dos candidatos a reitor. Saibam que dou valor a pessoas que trabalham em puro voluntariado em prol de outros. Obrigado pela decisão de ajudarem outros alunos a conseguirem ter os seus interesses salvaguardados.
É bom saber que se reflecte sobre a AAUBI e a UBI.

Gonçalo Marques
Sócio Contente

P.S.Quem diz o que pensa não é mais obrigado!

Anónimo disse...

Deixei-me adivinhar, o apelido dos anónimos é Coelho ou será que é Pisco?
Ganhem vergonha? Se tem alguma coisa a dizer não sejam cobardes!!

Imagino que nem vos caiba um feijão no cu depois desta carta...

Pessoal esta é a AAUBI que temos, políticos fachistas que querem é tacho. Grande coincidência o presidente e o vice serem filiados ao partido político da minístra que veio cá!!

Ainda querem continuar a ser comidos por parvos? Abram a pestana!!

Anónimo disse...

Isso mesmo Venacio.
Abaixo o Rei e a corja à volta dele. O gajo só lá está para ver se entra pra UBI. Ker o tal DEp. de Arkitectura. Há-de ter tanto um Dep. de Arkitectura como nós um de Colonoscopia para Gatos.

Anónimo disse...

Boa leitura de casa de Banho...

Anónimo disse...

Viva o actual Presidente que mantem isenção e profissionalismo no cargo!E não se mistura nestas artes de mal dizer...voçes aqui a darem à lingua e ele a trabalhar...porra ja não via um presidente assim há bom tempo!Ainda bem que votei nele...

Anónimo disse...

Vivam os oportunistas!Andas Com dor de Corno!Manso...

Anónimo disse...

O homem tem razão, eu fui um dos que não acreditei nele, mas agora revejo-me nas palavras dele.

Que cartaz é este??? era preferível um cartaz de 3 ou 4 dias mas um cartaz a sério..., mas a semana académica pouco interessa comparado com o que se está a passar na nossa academia...!

As eleições a reitor, é bem mais importante.

Já iremos ter "voto na matéria", não era uma boa altura para ganhar direitos???? Pois claro que era...!

O problema é que os estudantes perderam os direitos de voto, porque os votos são anónimos e a lista de alunos que teve mais votos(3), dizia-se "a lista dos núcleos", não passa de uma lista de Aeronáutica e Medicina, da qual o "sr" "vila" que recebe ordenado à NOSSA custa, não sai do gabinete do prof. Barata...!! Não é boato... eu assisti... e não, não estava a tirar dúvidas sobre alguma cadeira...!!

Mas o que é isto????

Eu presumo que o Patrão seja exactamente a mesma coisa..., é lógico que o voto deste irá para o Queiroz.

Não deviam ser estes senhores interrogados pela associação???Não foi através dela que tiveram apoio??A associação é de todos os cursos e não de dois.

Espero que a outra lista(2 votos) tenha consciência, e que lute pelos direitos dos alunos... vamos ter um inicio de ano muito difícil, e se não lutarmos agora, presumo que mais tarde seja tarde...

João Martins

Anónimo disse...

Pedro Venâncio não te conheço de lado nenhum mas subscrevo tudo o que dizes. Mesmo dando erros ortográficos, pelos menos não escreves com x's e k's como algumas pessoas que inclusive já foram presidentes da AAUBI.
Não é preciso ser muito inteligente para perceber o problema da AAUBI desde há 3 anos para cá chama-se Luis Fernandes ( o anterior presidente), este não passa de um intriguista, falso, político ( que nem jeito tem para isso sequer, manipulador, interesseiro e chupista! é o maior chupista da AAUBI. A seguir a ele seguem-se Pisco ( nunca vi um gajo tão parolo como ele) e afins...
Deus escreve direito por linhas tortas e o Luís Fernandes deixou cair a máscara. Já não engana com o seu discurso de "eu faço-e-aconteço", devia era ter vergonha pro ser tão rato de esgoto.

Anónimo disse...

erros caguei para eles.. aproveitamento da situação caguei.. o que é bem verdade é que a AAUBI ta um caos, tem um presidente que nem abre a boca e nem se deixa ver e tudo o que foi feito até agora foi tudo em cima do joelho, e semana académica é e vai ser espelho disso...

Hachiko disse...

Uma coisa estranha.... Na AGA da supostas demissão que afinal nao foi, membros da direccao disseram que o que levou ao atrito com o Rey foi a sua maneira de trabalhar individual. Ou seja, ele fazia as coisas como queria, sozinho e sem pedir opinioes... Mas associativismo é sinonimo de individualismo, ou afinal é de cooperacao?

Nao sei que raio se passa na AAUBI, ou deverei chamar AAPSDBI, ou seja Associacao Academica do PSD da Beira Interior?

e nao me venham de novo com as tangas dos erros ortograficos armados em judas perfeitos

Anónimo disse...

Só espero que esta carta tenha servido para despertar os alunos da UBI!!Espero ver-vos a todos nas audiencias publicas para reitor, isso sim é importante.Qto ai João Rey, espero que mandes a corja k te rodeia embora (os tipos da jsd) e faças aquilo que te proposeste fazer:defender os nossos interesses!!
Saudações Académicas

Anónimo disse...

"AAPSDBI" ??

LOLOLOL

Bom, muito bom!! (claps)

Anónimo disse...

Erros ortográficos? Vocês não estão preocupados? Eu preocupo-me com isso e com a carta em si.
É uma vergonha ver alunos universitários a escrever tão mal!
Nenuco, para quem é licenciado ainda é mais vergonhoso não saberes escrever!
Poix, é xuventude de agora k temos, prontu!!!!

Joao Viegas disse...

Independentemente do propósito desta carta, eu sei o que NÃO é, ponto de partia para o ataque pessoal e cobarde feito anonimamente a pessoas que, bem ou mal, dão a cara pela AAUBI.
Existe algo chamado respeito, podemos não gostar mas criticar, infelizmente o insulto é a arma dos fracos, e estou a ver que anda muito gente fraquinha na UBI.


Gonçalo Marques:
Não sei se fazes parte da AAUBI, mas rebateste os pontos da carta muito bem, ia gastar muita letra a contrapor os teus argumentos, por isso vou pegar no mais facil.

Ha quem esteja regozijado pelo ponto 1.1 do Artigo 24º - Regime de precedências e de transição de ano curricular esteja suspenso.

Mas eu vou te dizer o que vai acontecer:
Tiraram o artigo do balcao virtual, o pessoal vai esquecer e as eleições para reitor vão passar.
Daqui a 2,3 anos,o ponto entra definitivamente, ninguem vai se lembrar bem como entrou, pois o aluno é ciclico, vai estar outra direcção na AAUBI, e mais uma vez o aluno é enganado, porque a reitoria vai dizer "o ponto ja entrou em 2009, nos até demos um periodo de adaptação!"
Suspenso não é revogado, se o ponto for revogado, têm de ser de novo aprovado em concelho, se for suspenso, pode voltar a qualquer altura.


PS: Ainda sobre os insultos, já que tanta gente manda nomes para o ar, todos sabem onde é a Casa Azul, a direcção costuma estar por lá, peguem nas perninhas e vão lhes dizer isso na cara, isso era de homenzinho, e não iriam ser os primeiros.

Anónimo disse...

o noddy foi expulso do quarto da ju, e revoltou-se...
lol

Anónimo disse...

O_que_já_abriu_a_pestana, tu no teu primeiro post ao referires ''Deixei-me adivinhar, o apelido dos anónimos é Coelho ou será que é Pisco?'' tens muita moral para afirmares isso... sê homem e identifica-te, ou sera que tens medo de alguma coisa? o palavreado que referis-te na identificaçao ''O_que_já_abriu_a_pestana''...é mais uma mascara, só para nao aparecer como anonimo no post. é mesmo bonito esconder por detras dos ecras dos computadores/pda's

Anónimo disse...

Caros colegas, peço já desculpa pelos erros ortográficos que possa cometer.

A democracia permite e promove o espírito da carta podem concordar com o que é escrito ou não, eu fui um dos opositores da lista Y, fui um dos que ajudou e concordou com as alterações do BA, fui contra a demissão do Rey, falei com ambas as partes, fui à AGA e votei a favor do voto de confiança.
Todas estas acções dão-me legitimidade para dizer o seguinte:
Não vejo aproveitamento politico, a lista X foi e é oposição tem todo o direito de emitir toda e qualquer opinião desde que mantenha uma coerência, fala de pontos sensíveis e pertinentes, em ralação ao regime de excepção do regime de precedências isso esta mais que falado a luta vai ser após eleição do novo reitor pois o mesmo regime acaba este ano lectivo, em relação ás residências duvido que seja legal, agora a verdade é que se todos fossem proactivos nas AGA`S como no máfia a AAUBI corria melhor.
Por isso participem e deixem o anonimato para os cobardes e falem na cara das pessoas como eu o faço, sejam adultos.

Anónimo disse...

Jorge Ferreira, Arquitectura.

Satisfeito?

E sim, votei na Y mas já abri a pestana!!

Anónimo disse...

e' um bocado triste,

1.º uns preocupados com erros ortográficos, ate' concordo com as criticas, mas se após essas criticas se discutisse o teor da carta...

2.º a maior parte das pessoas que aqui escrevem não devem ter estado na famosa AGA de suposta demissão do Presidente da AAUBI.

Aquilo foi ver um lavar de roupa suja, um admitir que os modos de trabalhar do presidente com a restante direcção não são compatíveis. Mas mesmo assim, passado os 15 minutos de pausa ja' eram todos amigos e para quem duvidasse, ate' estavam no mesmo lado da sala e tudo.

Se a carta bem em boa ou ma' altura, se o cartaz da SA e' bom ou mão, havera' sempre opiniões para que defendam o SIM e o NÃO.

Mas uma coisa e' certa, as coisas não estão bem, e se for preciso esperar estar a 2 semanas da Recepção para tornar a haver uma AGA do mesmo teor da anterior.

Isto e' apenas a minha opinião pessoal, do que tenho visto.

Agora quem quiser continuar a assobiar para o lado... vivemos numa democracia...

Anónimo disse...

@ Gonçalo Marques: provavelmente não ha' filas porque nem toda a gente tem as panelas milagrosas... digo eu...

Hachiko disse...

"Gonzaga disse...
Nenuco, para quem é licenciado ainda é mais vergonhoso não saberes escrever!"

Ho Sr que n dá erros, explica lá melhor o que é não saber escrever, pq se é dar uns erros de vez em qd, então pela mesma ordem de ideias: escorregar e cair de vez em qd tb é não saber andar!! Ou és perfeito? Explica lá isso, ou não tens argumentos e vens a pegar com coisinhas? Hipócritas

mas deixa adivinhar: tb és da Associação Académica do PSD da Beira Interior?

ps: deves ser daqueles que qd tira o curso vai correr ao banco para lhe meterem "Eng" antes do nome no livro de cheques

Anónimo disse...

O_que_já_abriu_a_pestana, não vês um bocadinho de incongruência a mais nos teus 3 posts?
1º - dizes que os anónimos tem o apelido coelho ou pisco...daqui a pouco todos os órgãos sociais...ate ai cada um tem a sua opinião
2º - depois dizes que votas-te y, mas para quem dirige uma critica/manifesta opinião negativa acerca dos dois elementos da mesma lista, nunca votaria neles, ou não me digas que és mais um que diz que só foi pelo presidente?
é impressionante que alguns dos que concorreram contra os da y vieram ca para fora com o mesmo discurso ''ja abri a pestana'', mas na verdade o objectivo é destabilizar.

Hugo Gonçalves disse...

epah, alguem me pode explicar quem é o pedro venancio?
saudaçoes academicas

Anónimo disse...

para o anónimo das ''12:35 AM'' que falou que o problema da aaubi de há 3 anos para cá se chama Luis Fernandes e que ele e um ... politico, essa tua opinião só tem uma fundamentação:
já que não te identificas-te, tomamos todos o pressuposto que não passas de uma gaja que o queria papar e ele recusou-te e ficas-te frustrada, ou então k pinou na noite e depois no dia a seguir não quis mais nada contigo (já que na noite devia de estar bêbado e só no dia a seguir viu o bico que eras), e também deve de ter sido uma grande frustração para ti.
saudações académicas

Anónimo disse...

Tanta ingnorancia nestes alunos... são todos mesmo fraquinhos... do pior que há no País

Anónimo disse...

Mais uma vez esta AAUBI, mostrou do que é feita!AGA para aprovação de nucleos na proxima sexta feira!E ainda alguem disse que esta MAGA era diferente da anterior, mesmo muito diferente, AGA na sexta feira antes da SA, aquele fim de semana em que 90% dos alunos da UBI vao a casa, buscar dinheiro para a semana!
Completamente imparcial esta associação!

Acredito que o Noddy faria melhor na direcçao, pois qualquer um faria melhor, desde que se mostre quem manda la dentro.É o Rey ou a comissao revolucionaria?E nao me venham dizer que a culpa é do Luis Fernandes porque esse senhor é o que mais tem feito pela AAUBI, nesta direcçao!
Talvez por se ver rodeado de imcompetentes é que o Rey necessita tanto de pedir apoio ao Luis Fernandes!

P.S.-Ai nao PSD, peço desculpa.Não levem a mal os meus erros ortograficos, mas na UBI não nos ensinam a escrever, é mais pratico dar aulas em power point, e fazer teste de escolha multipla!

E nunca se esqueçam....AGA's a sexta feira é que está a dar!Viva ao joao Rey e a quem avisou elementos da direcçao da AAUBI que ele se tinha demitido.D&G estas lá!Aprovadissimas!

Guilherme Santos, Economia

Anónimo disse...

"ps: deves ser daqueles que qd tira o curso vai correr ao banco para lhe meterem "Eng" antes do nome no livro de cheques"

Não sou, mas aposto que tu és capaz!
Disso e muito mais...

Vai estudar gramática e manda o teu amigo também. Deixa de ser palhaço!

Anónimo disse...

Caros colegas, perdoem-me a expressão, mas quem vos arrimasse com uma varola de eucalipto lombo abaixo, fazia-vos um favor.

Anónimo disse...

@ João Pedro- Pisco: a tua mensagem e' um exemplo para a academia... tenho dito...

Anónimo disse...

O que é certo e verdade é que as carrinhas e demais veículos da AAUBY vão todas calçar as sapatas novas aqui ao ZédosPneus!

Eu desde que eles abanem com ele contadinho depois do serviço, para mim, são umas jóias de pessoa! Eu até ofereço a montagem e a calibração ;) Trigo limpo, sim senhor assim até dá gosto trabalhar!!

----

Perdoem-me mas para a palhaçada de comentários que para aqui vai, o meu só é mais lenha para a fogueira.... ;) Esta inverosimilhança faz-me rir, ao menos isso!!!

Anónimo disse...

És tão básico Pisco!! Esta tua frase só demonstra porque ainda não acabaste o teu curso ( que diga-se não é nada comparado com as engenharias). És como o anterior presidente, vocês querem estar na AAUBI para se gabarem das miúdas que comem ( enquanto encornam as namoradas). Nem sei é como é que ainda há raparigas que conseguem andar com vocês. ahahahahahaha

Anónimo disse...

cambada de inergumes.facam pela vida...

Anónimo disse...

PSD... PSD... VIVA A FERREIRA LEITE!!

Hachiko disse...

Sr Gonzaga que estais na ubi
santificado seja o vosso nome palope
venha a nos a vossa gramática
seja feita a sua vontade
assim na AAUBI como no PSD
A Manuela Ferreira Leite todos os dias
perdoai os nossos erros ortográficos
assim como nos perdoamos ao Rey
e ás ATAS mal feitas da AGA's
E não nos deixei cair no PSD
Mas livrai-nos do Rey

pronto, livrai-me também do ganzado e da sua gramática implacável, porque ele não erra nunca... devias mudar o nome para chuck norris

Anónimo disse...

Palhacito!

Anónimo disse...

és cá um bandalho luis!as pessoas que já foram às AGA's sabem bem que este anónimo ou anónima tem razão. A não ser que ele tenha andado a pinar com todos os presentes das Aga's, como estava tão bebado e drogado já nem se deve lembrar disso.
Ou será que andavamos a ouvir mal nas Aga's, como por exemplo naquela em ele disse:

"Luis para Rey: Estou muito magoado contigo" e depois no fim já são todos amigos. Sóis tão falsos! és um bandalho luis.

Anónimo disse...

Com o Pedro Venancio a presidente ficamos todos contentes!!

Anónimo disse...

Vai Noddy! São os teus anos!

Hachiko disse...

"Chuck Norris disse...

Palhacito!
"

Peço perdão se ofendi alguém com a sátira da reza, mas n acredito em 3 coisas, em Deus, no Luis e no Rey


hehehe, acho que ficaste sem palavras

Anónimo disse...

.: Mr Brigthside .: tenho tanta pena de nao te conhecer pessoalmente, mas fazes bem em te esconderes por detras de um nick, porque se soubesse quem eras, provavelmente eras capaz de acordar numa valeta ou no pero da covilhã. esconde-te enquanto é tempo!!!
saudaçoes academicas

Hachiko disse...

Chamem a policia que estou a ser ameaçado

Ricardo Santos - Mestrado em Eng Informatica, estou todos os dias na 6.14 entre as 10h da manha e cerca da 18h da tarde.

Depois da 18h costumo ir ao Soda beber um cafe com gelo.

Na segunda de tarde vou estar na corrida á loira, e á noite no palco da anil (sou o bonito de olhos azuis e guitarra do tokuskopos)

agora tenta partir-me os dentes, pq até os ando a arranjar, e se partires um, pagas-los todos e com direito a noite na esquadra.

mas somos homens da cavernas de novo? Aparece cada um

Anónimo disse...

Nenuco, já foste.
A malta está desejosa de poder consolar a triste viuva.

Anónimo disse...

Mr brigthside chama-se ricardo de eng. informática,mais conhecido por nenuco,e pertence à jáb´ubi!!!Agora jose ferreira podes ir atrás dele...

Anónimo disse...

Querem lá ver que somos a primeira academia do país que tem influências partidárias? Ou ainda andamos a brincar às AE's das secundárias?
Aliás: até as AE de secundárias já têm influências e apoios políticos. Há algo nos estatutos que não permite?
Teixeira

Anónimo disse...

Há crise na AAUBI, noddy?

Ainda achas que a tua lista está à altura da Casa Azul?lol (nem para a secundária de Penamacor).

Qual é o teu objectivo com isto?Cartaz da Semana Académica fraquíssimo?Metes tu o dinheiro do teu bolso e metemos la Xutos e afins!
Achas que o presidente da MAGA sabe o que são estatutos?
Contribuiram onde?No catering?Com essa da continuidade, ainda conseguis-te enganar as 600pessoas que votaram em ti!
DE onde veio o dinheiro para a tua campanha: as canetas, isqueiros, t-shirts e shots para todos?
ahah
comédia,...do melhor

Presidente de nucleo do ERNESTO

Unknown disse...

alguem me arranja 1 abre caricas?

Anónimo disse...

Relembro: Linda Martini e Vicious Five na Quinta. :D

Devia ter votado na vossa Lista.

Anónimo disse...

José Ferreira, contamos contigo.

Anónimo disse...

O Palhacito tem a mania que é bom!

Anónimo disse...

Triste,triste é existirem 6 elementos do PSD nos órgãos da AAUBI,e andarem todos às turras entre eles.Cambada de interesseiros políticos que metem os vossos interesses à frente de quem em vós confiou!!!Abandonem a casa azul chupistas...

Anónimo disse...

Esse nicks de Nenuco, Noddy, Pisco etc são um pouco panacas, não?

Anónimo disse...

Continuem a brincar às listas e não se preocupem com as eleições para Reitor! Depois queixem-se
Aproveitem a AGA para ouvirem os nossos representantes no Conselho Geral. O Vila deve estar na sede e é uma boa oportunidade para ele trabalhar um bocadinho.

Hachiko disse...

Isto de virem a embirrar com o erros ortográficos, e agora armados em homens da cavernas qd ficam sem argumentos, só demonstra os verdadeiros apoiantes de lista Y. Que ao mínimo sinal de contra-argumentos inteligentes que ouvem pegam logo em paus e recuam para os tempos que andávamos todos atrás de mamutes...

Unknown disse...

Caro Suposto professor...

"Tanta ingnorancia nestes alunos..."

Já aprendia a escrever e deixava o seu nome para vermos se não é dos piores professores do País.

Como em qualquer lado existem bons e maus alunos, bons e maus professores se o caro Professor não sabe disso lamento dizer-lhe que ainda tem muito para aprender.

Mas vá... é a mania TUGA de cospirem onde comem!

Bom apetite...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Oh, pá... Vejam a resposta do João Rey no pasquim... e tirem as vossas próprias conclusões...
www.diarioxxi.com

Anónimo disse...

Boa Noite! Não deixo de me indignar com estes alcoviteiros que andam aqui!! Só deixo algumas insinuações:

1º Cada um tem a liberdade e livre arbitrio de ser de qualquer partido...
2º Quem critica, geralmente é porque não faz melhor, ou melhor, quase arrisco a dizer que não faz nada... (cultura portuguesa arcaica, mas vai evoluir)...
3º O trabalho associativo tem de ser como, na vida, responsável e como muita diversão (Gostar do que se faz)
4º Na AAUBI deve-se ter o gosto de fazer o que se faz pelos outros
5º Enganem-se quem vai para a AAUBI a espera de tacho... se não fizers nada pelos outros e o melhor que saibas, esquece, e ainda te enterras, foges para a Sibéria e vives poucos anos...
6º Quem acha que faz melhor dos que os que lá estão é só arranjar cerca de 20 caramelos e fazer um programa eleitoral com qualidade ( e dizer o que faz melhor do que os outros, e pior é que já vão "políticos feitos" para a campanha...
7º e ÚLTIMO: O ESPÌRITO QUE SE DEFENDE È O DA CASA AZUL, AAUBI, A ACADEMIA...

Bem hajam,
Alguém que lá esteve e ´não está na Sibéria...

Garcia

Anónimo disse...

Não dizem nada de jeito.
Preocupem-se em aprender e ir às aulas...agora perder tempo com politiquices de café?

Anónimo disse...

A direcção da AAUBI, pelo menos o presidente, já reuniu com os alunos do CG?Já foi definida alguma estratégia em conjunto(para a eleição do reitor)?Ou vão ser os alunos que lá estão a tomar as decisões sem apoio nenhum?
A tipa da pedagogia, já tratou de revogar o despacho das prescrições?E no dia 24 de Março, que acção de protesto vai a AAUBI levar a cabo?
Enfim, algumas questões pertinentes para quem não quer saber destas palhaçadas que aqui se escrevem....

Anónimo disse...

Citando a Carta
"Por fim deixo aqui um apelo a todos os ubianos: vamos marcar presença na Semana Académica que se aproxima, apesar do cartaz, como referi, não ser dos melhores, pois apenas assim poderemos fazer frente a uma eventual derrapagem financeira"

Presume-se que o caro Pedro Venâncio vai prescindir do seu freepass/convite Já b´UBI ... e vai comprar de forma diária um bilhete de "Não Estudante", isto em prol da saúde financeira da AAUBI. Isto porque um bilhete geral de estudante seria bem mais barato.. e não se deve prejudicar a AAUBI!

Elevare!!

:)

Anónimo disse...

1º Acho-vos uma piada a todos os que vêm para aqui mandar "postas de pescada".
2º Acho mais piada aqueles que pedem para os outros se identificarem neste blog (que nem sequer é um blog oficial da academia)
Se ganhassem mas é tomates para mostrarem o vosso descontentamento cara a cara é que vcs faziam bem! Eu não sou estudante (o meu tempo já lá vai), mas visto o que li aqui e por aquilo que falo com as pessoas, só posso concluir uma coisa:
a AAUBI está um caos por causa de todos! E acho que esta quantidade de bitaites aqui mandados, em que está tudo a porrada uns com os outros demonstra bem isso! Porque de homenzinho/estudante interessado era mas é meterem o cu nas AGA's com o mínimo de sobriedade. Mas pelo que me parece aquilo parece a peixaria!

ESTUDANTES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!
Enquanto não houver união entre estudantes, e não só dentro da UBI mas com todas as academias do país, sempre irão fazer de vocês gato-sapato!
Outra coisa que ainda não percebi (desculpem mas já sou um bocadinho velhinho), o que é que os partidos políticos vêm cheirar para as associações académicas? Mais tacho?

Anónimo disse...

Tadinha! Ninguém a ouve...

Escutámos ontem na RCC - orgão oficial do PPD/PSD da Covilhã - os lamentos da D. Manela, na reunião de condóminos laranjas, a dizer que ninguém a ouve. É uma declaração extraordinária para quem passa a maior parte do tempo muda. Tadinha!

Quem gostámos mesmo de ouvir foi o presidente da edilidade, o sô Pinto, quando criticou o governo do senhor engenheiro, aludindo metaforicamente ao partido revolucionário do México e à sua democracia sucessória. Curiosa alusão, esta, vinda de quem se apascenta no regime há bué, e se prepara para suceder a si próprio. São feitios.

Mas escutemos a líder:

- Boa noite, Eu sou a Manela Ferreira Leite, sou pouco dada ao aborrecimento de explicar qualquer tipo de pensamento político ou ideológico, prefiro a oratória doméstica, para embevecer basbaques e obter copiosos aplausos da plateia. Habituei-me nos últimos tempos a dar sarrafadas no engenheiro, enquanto vou sacudindo a água do capote. Até já me esqueci que os prejuízos da tuga pátria e o surripianço da coisa pública, também foram causados pelas elites gordurosas do meu PPD/PSD. Não careço, pois, de gritar ou falar muito alto, para contar a verdadeira história do país de tanga, inventada pelo actual presidente da CE que se pirou a todo vapor, deixando o pátria de fio dental. Hoje não me apetece falar muito da época em que andei a acrescentar parcelas no deficit sobre as contas aprovadas pelo Eurostat, ou do aumento brutal da dívida externa do meu comparsa Durão Barroso. A minha memória já não é o que era.
Depois, pra quê tanto esforço cognitivo, se ninguém me ouve, tadinha de mim!

Anónimo disse...

Caro caloiro já b'UBI, logo se vê que de TUNAS não percebe nada...

1º - respeito pelas tunas é muito bonito, e o noddy é um dos que já deu anos de trabalho em nome da AAUBI através da tuna;
2º - também já deu muito trabalho á AAUBI (e nos da tuna ficamos lixados, porque devia era ter dado esse trabalho á tuna, já que depois os colegas dele da Ass o desprezaram no fim, eles que sem ele nada faziam!)
3º - o noddy já fez ganhar alguns milhares de euros á AAUBI, que pelo que se tem dito, tao a ser mal gastos... mesmo que não fosse da tuna, deviam-lhe dar convites para o resto da vida, em respeito!

4º - não é elevare, é elebare, seu Y...

5º - noddy, caga para essas cenas todas, a tuna é a tua familia!!!! :D

Anónimo disse...

Olá, o meu nome é Denise e fui uma das pessoas que trabalhou no Catering. E tu presidente do núcleo do Ernesto, que possivelmente fazes parte da actual AAUBI, diz-me o que fizeste tu? E já agora diz-me, o que fez o actual presidente da AAUBI, o ano passado para estar com o rótulo de continuidade? E quem fala no presidente fala em muitos outros. Sinceramente, esta história da continuidade e este lavar de roupa suja começa a ser repetitivo. Se o Pedro escreveu esta carta, algum propósito há-de ter tido. Para mim, já há muito tempo que a campanha acabou, e caso não tenham notado, as eleições também já foram. Agora sou simplesmente uma aluna da UBI e sócia da AAUBI que quer mais é os seus direitos defendidos por pessoas competentes. Todo e qualquer comentário que eu venha a emitir sobre a actual AAUBI não é para criticar quem lá está, quanto muito é para criticar as atitudes tomadas!
Enfim...

Anónimo disse...

força denise! estamos contigo! mas ja sabes... longe da continuidade que eles n gostam de nos :D LOOOOL conversa da treta ahahah

Anónimo disse...

LOL

obrigada bac...
ahahahah

Anónimo disse...

Caro Tuno já b'UBI,

Eu posso não perceber muito de tunas, mas tu de português também não percebes muito
"também já deu muito trabalho á AAUBI" é "À"

Mas pronto, na segunda partilhamos o palco

Mas não fugindo à "Carta"

Citando
“Por falar em residências, relativamente a estas, foram impostas recentemente regras que não fazem qualquer sentido, as quais devem ser severamente criticadas! Como por exemplo a inspecção de que são alvo os residentes na Pedro Álvares Cabral (PAC). Todos os dias pelas 23 horas o segurança certifica-se de que ninguém externo, à mesma, se encontra nas suas instalações, caso encontre algum aluno não residente pede que este se retire.“

Alguma vez se deu ao trabalho de ler o regulamento das residências da UBI?

Anónimo disse...

SANTA INGNORANCIA.SÃO MESMO TÃO FRAQUINHOS!COMO É QUE PODEMOS SUBIR NO RANKING COM ALUNOS DESTE CALIBRE? FRAQUINHOS, MUITO FRAQUINHOS

Anónimo disse...

José Ferreira? e a carga de pancada no Nenuco, isso sim, era de homem...

Vai José!!!

Anónimo disse...

e dizia-se que o espirito de tuna e' q era..

Anónimo disse...

epah, não pretendo ser o "cão", mas aposto que estas criticas à AAUBi vêm daquelas velhas guardas. Daquelas que todos ouvimos falar, das antigas, das dos 87.000...

Meus amigos, façam algo das vossas vidas.
O mundo vai agradecer. Não apareçam para criticar, mas sim para trabalhar.

Hachiko disse...

É só para avisar que estou vivo e boa saude!! Apenas deixei foi de dar moedinhas a quem não tem nada a fazer na vida alem de andar com a gramática atrás

Qt ao caloiro da jabubi e se é mm caloiro da jabubi então que me diga qual a particularidade dos "carinhos" do rafa em torres à uns tempos, ou então o que foi fazer o manu chau à praia.... Isto apenas para me provares que andas lá.
E mm que saibas e respondas posso dizer que da jabubi tentam ser mts e conseguem mt poucos, tu se calhar és apenas um dos que tenta (se é que és mm caloiro lá) e possivelmente nunca serás... Responde lá ás perguntas à caloirinho da jabubi

qt aos outros anónimos/rambos, reitero: nao dou mais moedinhas e á noite lá estarei em baixo

qt á carta em geral so posso dizer que pelos 80 comentários é pq deixou mt gente a rebolar na cama.

bjinhos e abraços para todos

Anónimo disse...

Olha eu vivo na residencia mista melhor dizendo a residencia 2 e aquilo é uma vergonha pk não tem seguranças garrafas de cerveja partidas na escadaria a paredes escritas com palavras do género virgens,sporting e put*****.E a malta leva para lá colegas que fazem barulho até ás 3 da manhã e não é a fazer trabalhos de grupo mas sim apanhar bebedeiras.

Anónimo disse...

Mr Brigthside, és mesmo burro tipicamente teu.

Está um gajo a fazer-se passar por caloiro da jabubi só para armar a confusão dentro da tuna e tu cais que nem um patão (nem sequer é pato é mesmo patão).

Mas enfim BURRO como és não me admiro nada.

Só espero é que o resto da tuna não vá na tua conversa...