sábado, março 21, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"



foto

A belíssima "Missa Corpus" de Luís Cipriano
O calor dos aplausos que envolveu o concerto do Coro Misto da Associação Cultural da Beira Interior, dirigido pelo maestro e compositor Luís Cipriano, foi o reconhecimento do público pelo surpreendente acontecimento cultural da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma que, até 13 de Abril, decorre no Fundão. Uma "Missa Corpus" notável.


Ajudar os mais novos no á-bê-cê da vida

Na nossa região, todas as Câmaras Municipais assumem a responsabilidade social de apoiar as crianças no que concerne à educação. Pagar livros e refeições são as medidas mais utilizadas, mas também há quem assuma despesas com os transportes. “Pequenos nada” que, contudo, podem marcar a diferença numa época em que as dificuldades aumentam a cada dia.


Conferência da Primavera - inscrições

foto




O antigo presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI e também director do Observatório da Ciência e do Ensino Superior é agora candidato a reitor da UBI. Em entrevista ao Jornal do Fundão, Jorge Barata fala na sua visão e estratégia para a instituição.





Núcleo de Estudantes de Gestão da UBI debate novo código do trabalho

O Núcleo de Estudantes de Gestão da UBI - UBIGEST tem em marcha uma série de actividades programadas, abertas aos alunos da UBI, bem como a estudantes de outras universidades e todos os interessados em geral. A primeira das actividades agendadas consistirá em três sessões de esclarecimento sobre o novo Código do Trabalho, a decorrer no pólo do Ernesto Cruz pelas 14.30 nos dias 26 de Março, 2 de Abril e 16 de Abril, contando com a colaboração do advogado José Manuel Varandas.

Noutro contexto e englobada na II Semana de Gestão, que decorrerá entre 20 e 24 de Abril, será dada especial ênfase às temáticas do impactos da crise financeira e aos desafios da gestão da produção no século XXI.


Belmonte convida Lula para ver o novo Museu

Apenas por uma vez um alto representante político brasileiro visitou a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil. Em Janeiro de 1963, Kubitschek, que tinha sido presidente da República entre 1956 e 1961, veio à região a convite do Jornal do Fundão e esteve em Belmonte. Foi uma jornada histórica, que a autarquia belmontense sonha ver repetida agora, ao convidar Lula da Silva para ver o novo museu.



Desporto

Dois golos de Carlão contribuiram este domingo para a vitória da União de Leiria na Covilhã (2-3), em jogo da 22ª jornada da Liga de Honra de futebol. O Sporting dominou quase todo o encontro, mas os visitantes revelaram-se muito eficazes na hora de rematar. Com este resultado, os serranos descem para a oitava posição, tendo sido ultrapassados pelo Varzim.

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal realizou mais uma prova do II Troféu das Comunidades Portuguesas. A adesão da comunidade portuguesa em Andorra foi total, o que permitiu a observação de potenciais atletas olímpicos como é o caso do jovem Ivan Andrade, de 15 anos que se destacou ao vencer o Slalom e o Slalom Gigante.

Em Destak




O actual delegado regional do Instituto Português da Juventude e vereador socialista na Câmara da Covilhã, Miguel Nascimento, decidiu avançar com uma candidatura à concelhia da Covilhã porque “não podia ficar indiferente aos apelos que me foram dirigidos”, diz.

Miguel Nascimento está a trabalhar numa “equipa muito forte e coesa que quer cumprir o slogan do PS, Vencer 2009”. A poucos meses das eleições autárquicas, Miguel Nascimento admite que “não há tempo a perder” mas garante que, se for eleito, não vai ceder a pressões para a apresentação de candidatos.

Para o vereador da oposição na autarquia covilhanense “a pressão deve ser colocada no Partido Social Democrata que está no poder e ainda não anunciou qualquer candidatura ou projecto para a cidade”.

Miguel Nascimento é o único candidato até agora conhecido para as eleições do próximo dia 4 de Abril. O prazo para a apresentação de listas termina no final do mês de Março.

Por: Susana Proença

Ficheiros para Download

1 comentário:

Anónimo disse...

pois é, se esse senhor de seu nome Luis Cipriano se dedica-se também em pagar as dividas, pelo menos aos seus funcionários até seria de aplaudir o seu trabalho. o problema é que é só fachada. fui